>
 

Andou - Viajou - Subiu

            "Com muitas outras palavras deu testemunho e exortava-os, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa." (Atos 2:40)

            Através das Escrituras encontramos numerosas referências que indicam que a salvação é para todos. No entanto Elas também ensinam que para ser salva é precisa fazer algo para adquirir a salvação. Não, não é que obras salvam, todavia indicam que o desejo do indivíduo para ser salvo. Fé é uma atitude ativa e nunca passiva. Em outras palavras, a fé verdadeira incentiva a pessoa tomar atitudes e indicar por determinadas obras um desejo real para ser salva, ou pelo menos aproximar-se a Deus. Isto se torna óbvio na linda história do nascimento de Jesus.

            Na noite em que Jesus nasceu, haviam alguns pastores nos campos cuidando dos seus rebanhos. Era uma noite normal, sem qualquer indício de algo que chamaria a atenção destes homens piedosos que desviará a atenção deles das rotinas da noite. Mas, de repente, luzes, anjos, a glória do Senhor e uma mensagem acerca do nascimento do Salvador. Estes homens que viviam nos campos resolveram aquela noite mesma buscar o cumprimento da Palavra de Deus. Não podendo deixar os rebanhos nos campos por causa dos perigos, provavelmente foram obrigados levar os rebanhos juntos. Era noite, hora de descanso e dormir, mas apesar do trabalho de procurar o recém nascido, foram, imediatamente, à cidade para achar a promessa de Deus. Deus espera o mesmo capricho de nós.

            Aquela mesma noite os magos avistaram em lugar muito distante um sinal nos céus. Aí iniciaram uma viagem que durou quase dois anos, mas acharam Jesus, Maria e José em uma casa em Belém, onde adoraram a criança e apresentaram seus presentes. Devemos ficar admirados com a insistência deles em percorrer campos, cidades, montanhas, rios, desertos e muitos perigos para achar este Rei da Glória.

            Futuramente, Zaqueu homem de bens e posição social subiria numa árvore como um menino somente para ver Jesus. Uma mulher com fluxo de sangue, enfraquecida, cambaleia pelas ruelas da cidade a procura de socorro. Nicodemos procurou Jesus na calada da noite para indagá-lo acerca da salvação. Após sua morte, muitos ainda O procuraram, mas não O acharam no lugar onde esperava encontrar apenas um corpo, mas encontraram um sepúlcro vazio, pois Ele ressuscitou para poder cumprir sua promessa de vida eterna para todos que crêem Nele.

            Cada pessoa mencionada se esforçou para encontrar Jesus, sofreu, se humilhou, abandanou família, e bens materiais para encontrar a vida eterna. Hoje, pessoas esperam achar um caminho fácil e sem sofrimento que leva à vida eterna. Mas, as palavras de Jesus ecoam ainda através dos séculos: "Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou a causar dano a si mesmo?" (Lucas 9:23-25)

            Ande, caminhe e suba, pois: "Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração." (Jeremias 29:13)

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Dê para alguém que não pode lhe repagar.