>
 

Emanuel

            "Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)." (Mateus 1:23)

Por muitos, Jesus, O Cristo, tem sido relegado a uma posição de pouca importância, pouca relevância, ou é simplesmente descartado como sendo ninguém, imaginário, e totalmente sem a dignidade a Ele prestada pelos fiéis. No entanto, é necessário que reconheçamos a realidade da sua pessoa para que Ele venha a atuar em nossas vidas e efetuar em nós a obra que é tão necessária para que nós nos tornemos verdadeiros filhos Dele.

Notamos neste versículo que o termo é: Deus conosco e não um Deus conosco. A diferença é grande, muito grande. "A quem Deus se refere?" você pergunta. Aquele Todo Poderoso de Gênesis 1:1, que apenas falou criando tudo que conhecemos neste mundo e fora dele. Sim, aquele Deus que instruiu Israel em Deuteronômio 6:4 dizendo: "Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor." Parece que alguns não entendem a palavra "único", e tendem relegar Jesus Cristo para alguma posição secundária e inferior. Precisamos entender que o Próprio Deus se fez carne e habitou entre nós: "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai." (João 1:14) O Verbo que era Deus (não um Deus - v. 1), o Próprio descrito acima, me amou e se fez carne e veio para me resgatar do pecado. Esta verdade me comove ao ponto de chorar de alegria. Que amor! Que compaixão! Que obra prima! Sou um resgatado do mundo e do pecado, e tenho esperança de vida eterna por causa do grande preço que Ele pagou.

Imagine você mesmo, alienado da presença de Deus por causa da natureza pecaminosa na qual você nasceu e por causa dos pecados que cometeu; não podendo nunca neste estado deplorável entrar na presença de Deus. Deus, então na sua misericórdia, graça, amor e compaixão começa pôr em ação o plano que teve desde a fundação do mundo. Ele mesmo se fez carne para habitar entre os homens. Nunca deixou de ser Deus, o Todo-Poderoso, Onipotente, Onipresente, e Onisciente, mas ao mesmo tempo habitava como homem na face da terra e sentiu as dores e experimentou a fraqueza da carne, mas nunca pecou. Em outras palavras, O Próprio Criador veio para resgatar o homem pecaminoso, o homem que O rejeitou e recusou suas leis e ordenanças.

É de suma importância que entendamos esta verdade. O Próprio Deus quis nos salvar, criou para Ele Mesmo um corpo sem pecado que pudesse servir de sacrifício santo e aceitável a Deus (a Ele Mesmo) e assim comprar nossa salvação. Que preço! Que maravilha! Que amor! Que perdão! Que Esperança!

Hoje você, ou qualquer outro, pode apropriar para si mesmo esta salvação. Quando isto acontece, poderá personalizar o versículo acima e dizer: "Deus comigo..." Poderá também crer piamente que é: "Cristo em vós, a esperança da glória..." (Colossenses 1:27) Não permita que Deus seja somente dos outros, mas seu também!

Philip . Walmer

Pensamento do Dia: Uma vela não perde nada da sua luz por ascender outra vela.