>
 

Dez Obrigações de Tiago

Número 4

 

"Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará." (Tiago 4:7-10)

A quarta obrigação mencionada por Tiago é a responsabilidade de cada cristão purificar as mãos. É quase impossível reconhecer o grande valor de uma parte do corpo até que por alguma razão a perdemos por doença ou acidente. Assim é o caso das mãos. O valor delas é  reconhecido ao começar perder o uso, ou apenas a destreza delas. Recentemente perdi minha irmã de apenas 64 anos de idade. O primeiro sinal de que algo estava errado no seu corpo foi a perda da destreza das mãos. Para ela foi um grave sinal, pois sempre possuia grande destreza sendo exímia pianista e secretária capaz de datilografar até 115 palavras por minuto.

A importância das mãos na vida do crente se torna evidente quando reconhecemos que elas devem ser levantadas em louvor e adoração a Deus. Se é que vamos usar as mãos em adoração a Deus, é clara que elas devem ser puras. Eu me lembro o que acontecia quando a mãe nos chamava para as refeições. Sabíamos que era necessário chegar à mesa de mãos limpas, mas por preguiça tentamos nos  apresentar sem cumprir esta tarefa. Mas, a mãe, sendo muito esperta na criação de meninos sempre pedia para ver as mãos. Ainda que nós as tivéssemos lavadas, se não estava limpas fomos mandados de volta para lavá-las novamente.

Tem lógica que se chegaremos à mesa do Senhor para comer o manjar espiritual que cheguemos de mãos limpas. Como assim? Bem, as mãos são capazes de pecar contra Deus e sua vontade para nós da mesma forma que os olhos, ouvidos, bocas, entre outros membros o fazem, e por ter feito isto necessitam da lavagem do sangue de Jesus Cristo para ficarem puras e aceitáveis a Deus.

Paulo escreveu para Timóteo expressando o que era aceitável a ele e Deus: "Quero, portanto, que os varões orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade." (I Timóteo 2:8)

As mãos nos foram dadas para serem instrumentos de bênção, e não de obras más. Por exemplo, o homem que bate na sua esposa (I Timóteo 3:3) não pode levantar mãos santas para adorar a Deus. Pais que usam as mãos para esbofetear seus filhos criam nas suas proles um medo das mãos em vez de pensar do carinho e das bênçãos provenientes delas.

Os patriarcas da antiguidade abençoaram seus descendentes com a imposição de mãos. No Novo Testamento as imposições das mãos são vistas como a transferência de poder de cura e para o recebimento do Espírito Santo. Que você, prezado leitor, possa levantar mãos santas de bênçao para as pessoas em volta e para Deus em louvor e adoração.

Philip D. Walmer