>
 

Dez Obrigações de Tiago

Número 5

"Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração.Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará." (Tiago 4:7-10)

A quinta obrigação mencionada por Tiago é a responsabilidade de cada cristão limpar seu coração. Deve notar que mais uma vez o verbo é usado na sua forma imperativa. Em outras palavras, não é meramente uma sugestão para uma ordem para ser obedecida. É também interessante que não é escrito que deve pedir para Deus limpar o coração, pois evidentemente esta tarefa pertence à própria pessoa.

Meditando nisto veio à mente que Deus não vai arrancar o cigarro da boca de uma pessoa, nem derramar as bebidas alcoólatras com as quais ela está se embriagando e corrompendo o tabernáculo dentro do qual Deus quer habitar. Da mesma forma, Deus não vai chutar alguém do leito de adultério ou fornicação. A pessoa que conhece a Palavra de Deus sabe o que Deus aprova e desaprova, e tem o dever de limpar o coração das coisas que Deus desaprova. Veja as palavras de Tiago 4:17: "Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando."

Paulo, ao dar instruções com respeito à Santa Ceia disse: "Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice..." (I Coríntios 11:28) Se é a obrigação do homem examinar a si mesmo, é, então, sua responsabilidade de também cessar de fazer o que sabe que aborrece a Deus.

Judas permitiu que fosse posto no seu coração a idéia de trair Jesus. Apesar da oportunidade que Jesus lhe deu na última ceia, ele não aproveitou a oportunidade, não limpou seu coração do mal que estava nele, prosseguindo até a sua própria destruição.

A palavra arrependimento indica uma ação própria da pessoa, uma determinação que ela tomou. É por este ato de arrependimento que vem o perdão e purificação oferecida por Deus e efetuada por intermédio do poder do sangue de Jesus Cristo. Veja a gloriosa promessa da Palavra de Deus em I João 1:7-9: "Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça."

Portanto, pelo autoexame, e pelo arrependimento é que você chega a limpar o coração. Não, não é que você tem o poder de erradicar o pecado do seu coração, mas por se envolver nas ações requeridas, a obra é feita, tendo seu início na sua atitude e ação. Nenhum impuro há de entrar na presença do Senhor, mas anime-se, pois é possível ficar limpo.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: "O único homem que nunca comete erros é aquele que nunca faz coisa alguma. Não tenha medo de errar, pois você aprenderá a não cometer duas vezes o mesmo erro." Theodore Roosevelt