>
 

Dez Obrigações de Tiago

Número 6 - Afligir

      "Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará." (Tiago 4:7-10)

      A sexta obrigação mencionada por Tiago é a responsabilidade de cada cristão afligir-se a si mesmo. Esta idéia corre na contramão da mentalidade do mundo hoje que acha que tudo deve de ser festa, alegria, gozo, divertimento, entretenimento e outras coisas desta natureza. A verdade é que a vida nem sempre provém estas coisas, pois a vida traz contratempos que passam longe de experiências prazerosas. Simplesmente fazem parte da vida.

      No entanto, pensar que alguém deve propositalmente se afligir para experimentar tristeza e desgosto, certamente não pode ser considerado como algo lógico e sensato, e todos procuram fugir destas coisas. O problema maior é que quando alguém tem a mentalidade que a vida não pode de forma alguma proporcionar aflições e tristeza, ele ilude a si mesmo e quando a inevitável tristeza aporta repentinamente ele si encontra emocionalmente despreparado para enfrentá-la. É necessário que todos, até os cristãos, reconheçam que aflições e tristezas fazem parte da vida.

      A Igreja Primativa sofreu muitas aflições, tribulações e perseguições. É de esperar que o diabo de uma forma ou outra há de atingir a Igreja de hoje com uma ou mais destas coisas nos dias de hoje. De fato, vários e-mails circulam com fotografias mostrando como em alguns lugares do mundo o povo que abraça a fé em Jesus Cristo sofrem muito e não são poucos que atualmente são mártires por causa de sua fé em Jesus Cristo.

      "... quando ainda estávamos convosco, predissemos que íamos ser afligidos, o que, de fato, aconteceu e é do vosso conhecimento." (I Tessalonicenses 3:4)

      Há várias razões pelas quais o cristão deve afligir a si mesmo:   

1. Devemos nos afligir por causa dos que sofrem represálias por razão da sua fé.

2. Devemos nos afligir por causa dos que ainda não ouviram acerca do único Salvador do homem, Jesus Cristo.

3. Devemos nos afligir por causa dos que tem rejeitado a Palavra de Deus e sua mensagem de salvação.

4. Devemos nos afligir por causa dos que se desviaram dos caminhos do Senhor e não se encontram prepardos pelo arrebatamento dos santos Dele.

      A oração e o jejum são meios pelos quais a gente se aflige. A oração intercessória ocorre quando a pessoa se entrega totalmente a Deus e Ele, na sua vez, usa o corpo, coração, mente e língua da gente para expressar o que é a vontade Dele. Isto pode se tornar um meio de profunda aflição, mas muito eficaz, pois é feito dentro da vontade de Deus.

      "Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis." (Romanos 8:26) Roga a Deus para ser usado desta forma eficáz de aflição.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Perdemos a alegria de viver no presente, quando nos preocupamos com o futuro.