>
 

Dez Obrigações de Tiago

Número 7 - Lamentar

"Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará." (Tiago 4:7-10)

A setima obrigação mencionada por Tiago é a responsabilidade de cada cristão lamentar. Eu sei que mais uma vez trata-se do que não é da vontade de qualquer pessoa. E, não é que alguém deve estar perpetuamente num estado de lamentação. No entanto há épocas e ocasiões especiais nos quais deve lamentar.

É de conhecimento geral do  leitor e estudante da Bíblia que: "Vós, com alegria, tirareis água das fontes da salvação." (Isaias 12:3) Mas a Bíblia também fala da lamentação e até a encoraja.

No livro de Salmos capítulo 38, Davi trata de falar dos seus pecados. No versículo 3, ele reconhece seu pecado: "Não há parte sã na minha carne, por causa da tua indignação;não há saúde nos meus ossos, por causa do meu pecado." No versículo 4 relata que sente que está  submergido nas suas iniquidades. "Pois já se elevam acima de minha cabeça as minhas iniqüidades;como fardos pesados, excedem as minhas forças."

Agora, ouve o que ele alega ser a sua atitude com respeito suas transgressões das leis e ordenanças do Senhor: "Sinto-me encurvado e sobremodo abatido,ando de luto o dia todo." (v. 6 Versão Atualizado) "Estou encurvado, estou muito abatido, ando lamentando o dia todo." (Versão dos Melhores Textos) Davi foi considerado um homem "...segundo o coração de Deus..." por causa da sua atitude em relação aos seus pecados. Davi não era homem perfeito, mas homem que era amigo de Deus, aceito por Deus, por que reconhecia seus pecados e se arrependia constantemente deles. Nunca um cristão deve sentir prazer nos seus pecados, mas deve lamentar sempre sua fraqueza em não poder viver mais perfeitamente na presença do seu Deus.

Davi lamentou também por causa dos seus inimigos, que eram, na verdade, os inimigos de Deus, pois Davi procurava viver a vontade de Deus. "Atende-me e responde-me;sinto-me perplexo em minha queixa e ando perturbado..." (Salmos 55:2) Uma versaão das escrituras usa no lugar de 'pertubado' a palavra 'perplexo' enquanto outra usa a palavara 'lamentando'. O cristão deve andar lamentando que tantos têm se tornado inimigos de Deus e por isso correm o perigo de sofrer o juízo que certamente cairá sobre eles. O cristão deve sempre lamentar o destino do pecador e nunca sentir prazer no seu juízo vindouro.

Miquéias, vendo o pecado do seu povo, bem como a certeza do seu julgamento escreveu: "Por isso, lamento e uivo; ando despojado e nu; faço lamentações como de chacais e pranto como de avestruzes." (Miquéias 1:8)

O crente não pode pensar que tudo deve de ser alegria e gozo servindo ao Senhor, pois deve sentir o peso do perdido, seja parente ou não, e lamentar na presença do Senhor pela salvação destes.

Philip D. Walmer