>
 

Minha Atitude!

"Tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos, e era rico. Este procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, porque era de pequena estatura. Então, correndo adiante, subiu a um sicômoro para vê-lo, já que havia de passar por ali. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima, e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa. Hoje me convém pousar em sua casa. Apressando-se, desceu e o recebeu com alegria. Todos os que viram isto murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede  de um homem pecador. Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: Senhor, olha, eu dou aos pobres metade dos meus bens, e se nalguma coisa defraudei alguém, o restituo quadruplicado. Disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, porque também este é filho de Abraão. Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido."(Lucas 19.1-10)

            Geralmente crianças escalam árvores. Eu quando criança fiz muito disto. Poucos adultos costumam fazer isso. Fazem quando estão desesperados, ou quando estão em momentos de lazer ou relembrando a sua infância.

            O Evangelho se resume em anunciar que Jesus Cristo veio buscar e salvar o que estava perdido. O dia que a salvação entrou em nossas casas, ou o dia que a salvação entrará na casa de vocês será um dia que marcará a história de suas vidas.

            Jesus disse: "... porque também este é filho de Abraão." Isto nos mostrou que um homem pecador tem o direito de uma nova vida. Aqui quando se refere a salvação se refere à saúde interior, a salvação da alma. A salvação entrou na casa de Zaqueu não por causa do sangue que ele herdara, mas por causa de sua fé.

            Zaqueu teve algo que popularmente chamamos de "Mudança de vida". Olhem algumas das palavras dele: "... eu dou aos pobres metade dos meus bens, e se nalguma coisa defraudei alguém, o restituo quadruplicado." Ele decidiu dar a metade de seus bens aos pobres; e não tentou ficar com a outra parte, mas ele usa o restante para fazer o bem (ou reparar o que ele tinha feito.

Zaqueu sabia para quem ele "devia". Podemos ver claramente que mesmo ele tendo uma vida que não era segundo o que Deus tinha ensinado, ele estava disposto a tentar, e com isso vem um grande desafio.

            O povo viu isso e começou a murmurar. Muitas vezes é esta atitude que vemos, ouvimos dizer que alguma pessoa está na igreja e logo depois escutamos algo ruim sobre ela: "Ele era ladrão e agora está na igreja". E muitas vezes falam direto para a pessoa: "Você está na igreja para roubar não é?" Assim como na história de Zaqueu, muitas pessoas têm se convertido e muitas delas têm restaurado sua forma de viver, para agradar a Deus. Em outras histórias vemos que o povo ficava no caminho e muitas vezes atrapalhavam a busca que as pessoas estavam fazendo.

            Zaqueu estava resolvido ver a Jesus, e nada o deteve. Para ele, misturar-se com a multidão era algo que requeria coragem. Aquilo que éramos e em alguns casos o que ainda somos, nos atrapalha de sermos como Zaqueu. Se pensarmos: "Se eu mudar, o que meus amigos e parentes vão pensar de mim?" estaremos correndo o risco de nunca mudarmos verdadeiramente.

            Assim como Zaqueu encontrou em Jesus um novo amigo, também encontramos em Cristo um amigo, que quer mudar nossas vidas. Esta será minha atitude, encontrar Cristo!

Vera L. Dahmer

Pensamento do Dia: Encontrar a verdade é minha atitude diante de Jesus, você pode encontrar? Jesus é a Verdade.