>
 

Dez Obrigações de Tiago

Número 8 - Chorar

"Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará." (Tiago 4:7-10)

A oitava obrigação mencionada por Tiago é a responsabilidade de cada cristão chorar.

Em Salmos 126:6 lemos: "Quem sai andando e chorando,enquanto semeia,voltará com júbilo,trazendo os seus feixes." O ato de evangelizar deve ser precedido com oração e uma profunda compaixão pelos perdidos. A profundidade de pesar dos perdidos automaticamente levará o ganhador de almas a uma posição de mediador entre Deus e o perdido. Isto fará com que ele chora, derrama lágrimas, pois ama a alma no lugar de Deus e profundamente almeja a salvação dela. A promessa deste versículo é que aquele que sai chorando enquanto semeia há de voltar com resultados positivos. È bem provável que a falta de resultados de evangelização deve-se a falta de oração profunda acoplada com o derramar de lágrimas em prol do perdido.

O versículo mais curto da Bíblia fala: "Jesus chorou." (João 11:35) Muitos acreditam que Jesus chorou por causa do seu amigo que faleceu. Mas, devemos perguntar por que Jesus choraria por causa de Lázaro, quando sabia que Ele o levantaria dentre os mortos. Jesus não chorou por causa de Lázaro, mas por causa da incredulidade de Marta e Maria, bem como a da multidão de lamentadores que as acompanhava.

Colocando este pensamento em contexto atual, nós devemos estar chorando por causa da incredulidade desta geração. Muitos alegam nem crer em Deus, dizendo que são ateus. Outros não crêem na autenticidade da Palavra de Deus. Não crêem que Suas profecias se cumprirão. Outros não crêem num inferno literal enquanto outros não crêem em um céu celestial abençoado como diz a Bíblia. Outros por conveniência crêem que o céu será aberto para todos apesar da vida que tem vivida, alegando erroneamente que Deus jamais castigará o malfeitor. Por favor, não quero viver uma vida agradável a Deus aqui para depois ser obrigado repartir as bênçãos daquele lugar com ladrões, assasinos, raptadores, estrupadores, prostitutas, entre outros, a não ser que estes sejam transformados pelo poder de Deus mediante o arrependimento.

Jesus chorou sobre Jerusalém por causa do seu estado espiritual e o castigo vindouro. (Lucas 19:41) As profecias da Bíblia são claras com respeito daquilo que há de acontecer com este mundo após o arrebatamento da Igreja. Já pensou que alguns da sua parentela ficarão para sofrer este castigo? Isto não deve nos comover a chorar em prol das suas almas? Isto não é motivo para que nós nos juntássemos com Jeremias, o profeta chorão, para chorar em prol das almas de nossos amados, de nossa cidade, estado, nação e mundo? O choro é um sinal físico da tristeza da alma em prol de algo valioso. Você pode juntar-se com Jesus e chorar em prol dos perdidos?

Philip D. Walmer