>
 

Dez Obrigações de Tiago

Número 9 - Converter-se

"Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará." (Tiago 4:7-10)

A nona obrigação mencionada por Tiago é a responsabilidade de cada cristão converter-se. Um cristão se converter? Parece um enigma, mas você deve lembrar-se que Tiago escreveu para crentes, pessoas supostamente convertidos. Isto cai no mesmo sentido de I João 1:9 onde João escreve à Igreja: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." Uma grande pergunta hoje é: "Quantas pessoas ocupam um lugar na igreja semana após semana, e ano após ano que não são de verdade convertidas?" Talvez seja possível chegar a mesma conclusão com respeito alguns músicos, cantores e quem sabe, pastores e outros ministros. Podem operar dons por habilidade, mas o coração ainda não foi convertido de verdade. Têm honra, e ganham os aplausos do povo e aprovação da comunidade dentro e fora da igreja, mas como é que Deus considera seu relacionamento com Ele, o Salvador?

Você pode pensar que estou exagerando, mas veja um exemplo do que escrevo das próprias palavras de Jesus a Pedro: "Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos. (Lucas 22:32) Pedro já tinha andado com Jesus por três anos e meio. Ouviu Seus ensinamentos, foi enviado por Ele e fez numerosos milagres, expulsou demônios e aparentemente teve um ministério comprovado. Mas, Jesus, que sonda os corações disse: "quando te converteres..." Sem dúvida isto foi uma bofetada grande para Pedro. Mas, poucas horas depois, ao fugir da presença dos soldados romanos e negar três que conheceu Jesus, chegou a saber que ele não estava de verdade convertido.

Meu amigo, não importa muito o que eu penso de você, o que sua família pensa, seus colegas de trabalho, seus irmãos da igreja, seu pastor, ou qualquer outro. Importa pouco também o que você pensa de si mesmo. Mas, o que realmente importa é o que Deus pensa de você. Ao pastor diria que é importante orar e receber a direção de Deus em relação às pessoas que coloca em posição de liderança, que inclui músicos, cantores, e pessoas às quais cede oportunidade para testemunhar. Alguns anos atrás uma moça com pinta de crente, no entanto desconhecida, chegou á igreja num domingo de noite e me pediu oportunidade para cantar. Senti de Deus não a deixar cantar. Depois fiquei sabendo que na noite anterior ela estava no leito de fornicação. Deus pode nos avisar com relação destas coisas. Da mesma forma que Deus colocou o espírito de Moisés sobre o povo que ele liderava, Ele permite que uma congregação recebe o espírito de quem está na liderança.

Converte-se ao Senhor enquanto pode, pois a volta Dele está à porta.

Philip D. Walmer