>
 

Lições do Meu Laboratório

"Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio." (Provérbios 6:6)

            Alguns casais oram por filhos, nós oramos por um cachorro. Um mês depois de nosso casamento, meu marido e eu fomos buscar num canil um cão Labrador preto de uns quarenta quilos.

Mas Jake, como o chamaram seus primeiros donos, não foi nossa primeira escolha. Dois outros cães nos tinham sido apresentados, mas desistimos de ambos por causa de uma confusão nos documentos e porque outra pessoa estava em nossa frente na lista da preferência. Quando Jake - um filhote de dez meses - nos foi oferecido, achamos que nossas orações tinham sido atendidas.

Veja só, Jake não era perfeito. Espalhava pêlo, atraía pulgas, levava terra pela casa e latia impiedosamente quando senhoras idosas passavam pela calçada na frente de casa.

Entretanto, apesar de suas idiossincrasias, Jake tem sido meu professor. E aqui está o que já aprendi:

Lealdade. Isso é algo que se reserva para quem supre nossas necessidades. Aumenta quando se passa tempo com o Mestre.

Contentamento. Não há necessidade de fugir quando as necessidades estão supridas. Não é necessário preocupar-se com as necessidades de amanhã se há alimento hoje. Quem o providenciou para hoje, vai fazê-lo amanhã.

Amizade. Um amigo do Mestre é amigo seu também. Ao partilhar seu "osso" com estranhos, você pode transformá-los em amigos.

Solidariedade. Se alguém necessita de ajuda ou está magoado, vá e fique  com essa pessoa, ouvindo-a em silêncio. A solidariedade por vezes consiste em apenas sentar-se e não fazer nada.

Felicidade. Não depende das circunstâncias. Você pode ser feliz tarde da noite, no início da manhã ou no meio de um temporal.

Temperança. Cuide do seu corpo. Não coma além do que for bom para você. Coma as coisas certas. Descanse bastante. Faça exercícios diários. Limpe seu corpo regularmente. Lamba suas feridas e se esqueça delas, para que  sejam curadas.

Perdão. Seja rápido para perdoar quando alguém se esquece de dar-lhe comida ou pisa acidentalmente sobre sua cauda.

Amor. Sente-se aos pés de alguém para mostrar-lhe amor. Permita que essa pessoa lhe dê um tapinha na cabeça, coce sua barriga ou amarrote seu agasalho. Afinal de contas, os amigos do Mestre são seus amigos também, certo? Agite a cauda, esfregue-se nas pernas da pessoa e cerque-a de amor incondicional.

Ás vezes me pergunto quem  está ensinando quem.

Quando olho para Jake agora, vejo não apenas um cão especial enviado pelo céu, mas um professor. E oro para que, com a graça de Deus, eu possa exemplificar o mesmo cristianismo feliz que Jake tem revelado.

Jackie Ordelheide Smith

Pensamento do Dia: Deus permite tristezas e lágrimas hoje para abrir nossos corações para alegrias de amanhã.