>
 

Não Mexa Com A Misericórdia!

        Uma noite em 1935, Fiorello H. La Guardia, prefeito de Nova York, apareceu em um tribunal á noite no bairro mais pobre da cidade. Ele negou provimento ao juiz para a noite e assumiu a bancada. Uma situação surpreendente envolveu uma mulher idosa que foi acusada de roubo para que pudesse alimentar seus netos. Depois de ouvir as provas, o juiz "por uma noite" disse: "Eu tenho que puni-la com multa de dez dólares ou dez dias na cadeia." Com o martelo íntegro em cima da mesa.

        Enquanto falava, ele jogou 10 dólares em seu chapéu. condoido com a situação da mulher que tinha que roubar para alimentar seus netos. O chapéu foi passado ao redor da sala de audiências. Ele foi imitado por todos da sala que contribuiram ao menos 50 centavos, que também ficaram estarrecidos que uma senhora idosas seria obrigada roubar pão de forma para que os netos pudessem comer e sobreviver em uma cidade tão rica. A mulher deixou a sala do tribunal com sua multa paga e mais US$47,50.

        Alguém escreveu, "A graça é receber o que você não merece, mas a misericórdia é não receber o que merece!" Agradeço a Deus pela misericórdia por todos os benefícios que me foram concedidos por meio da misericórdia. Um santo que esquece a misericórdia de Deus, em breve perderá o brilho de gratidão e do verdadeiro espírito de adoração.

       Creio que muitos têm apenas uma incompreensão do que Deus tinha proposto pela lei, bem como os fariseus da época de Jesus. Lembre-se que em Habacuque 2:4 diz: "Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé." Em Êxodo 34, o termo que Deus usa em primeiro lugar para descrever a si mesmo é misericórdia! Destina-se a Deus para ter misericórdia na aplicação da lei. Infelizmente, Israel, frequentemente rebelde, viu mais o lado do juízo de Deus do que o lado de misericórdia Dele, devido à sua propensão para o pecado. Jesus estava lutando contra este equívoco quando disse aos fariseus que a misericórdia era uma questão de maior peso do que a lei.

        Note-se que na construção do Tabernáculo que  o móvel mais focado e importante era a Arca da Aliança. A lei, escrita nas duas tábuas de pedra, estava dentro da Arca da Aliança, debaixo de uma tampa chamada Propiciatório. Louvado seja o Senhor! Mesmo sob a Antiga Aliança, a justiça da lei foi coberta com misericórdia. Quando Deus falou a Moisés, falou do Propiciatório desta parte de cima, da misericórdia, e não da lei! A lei é boa e direita, mas o plano de Deus é  para descansar na misericórdia eterna de Deus.

       O problema com a remoção do  Propiciatório, desta cobertura de misericórdia, é que a justiça pura e julgamento da lei são expostas e entram em rigor para todos. Em certo sentido, isso é o que aconteceu quando os fariseus trouxeram a mulher adúltera para Jesus para ser apedrejada. Quando eles pediram que o julgamento da lei fosse feito para ela, eles inconscientemente expuseram-se a si mesmos ao mesmo julgamento severo da lei.

        Quando a Arca da Aliança foi devolvida a Israel pelos Filisteus, os homens de Bete-Semes viram-a e se alegraram por a ver, pois ela representou a misericórdia do Senhor. O propiciatório foi removido e os homens olharam para dentro da Arca da Aliança, isto é para a lei. Deus feriu mais de cinquenta mil homens naquele dia, os homens que haviam retirado o propiciatório que cobria a lei! Um grito subiu de Bete-Semes naquele dia: Então, disseram os homens de Bete-Semes: Quem poderia estar perante o Senhor, este Deus santo? E para quem subirá desde nós?" (I Samuel 6:20) O que precisava era de um Sumo Sacerdote com o sangue dos sacrifícios, para que as exigêmcias e o julgamento da lei fossem satisfeitas. Hoje, temos um Sumo Sacerdote tal que apresentou o sangue requerido que satisfez as exigências da Justiça e da Lei e o aplicou ao propiciatório. Jesus é nosso Sumo Sacerdote, e o sangue que Ele derramou na cruz do Calvário é o Seu próprio, e é eficáz para livrar qualquer um da condenação da lei.

Philip D. Walmer