>
 

Equipando a Igreja Para o Futuro

Recuperando Vitalidade Perdida

A coisa mais triste, a vista mais trágica é um cristão que tem perdido seu contato com Deus e ainda está encenan­do todas as ações corretas. Ele finge que está próximo de Deus quando na realida­de não está. Isto é trágico!

A questão que precisamos levan­tar é: "Nós temos um futuro, se perde­mos nosso contato íntimo com Deus?" No equipar da igreja para o futuro não po­demos ser descuidadosos ou preguiço­sos. Quando ficamos preguiçosos ou fi­camos descuidadosos padecemos em nossas vidas espirituais e paramos de fazer as coisas que sabemos que nos mantêm próximos de Deus. Há uma per­da de vitalidade espiritual. Interrompe­mos o companheirismo. Diminuímos a velocidade e deixamos de assistir os cul­tos semanais. Assistimos o culto esta semana e então tiramos algumas semanas fora. Deixamos de testemunhar, ou ensi­nar um estudo Bíblico no lar. Ficamos relaxados com os dízimos, no servir aos outros, no compartilhar de bênçãos, ou qualquer outra coisa que ajuda-nos a fi­carmos próximos e sensíveis a Deus.

Equipar a igreja para o futuro, e recuperar qualquer vitalidade espiritual perdida deve incluir ter a mente de Jesus Cristo; "Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus..." (Filipenses 2:5) e tornar-se obedi­ente à direção do Espírito Santo.

É uma coisa saudável temer a Deus. É a verdade ainda, "O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência." (Provérbios 9:10). Grandes mudanças estão acontecendo em nosso mundo. Al­guém que está informado deveria es­tar um pouco assustado do que está acon­tecendo. Todavia, nosso temor de Deus deveria ser maior do que nosso medo das circunstâncias. Se em qualquer momen­to precisamos da sabedoria prometida de Tiago l:5, "Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida." é agora, enquanto entramos no ano de 2012.

Gamaliel era um rabi sábio que encarou grande mudança no seu tempo com grande confiança em Deus. Ele con­siderou os apóstolos e tudo que estavam fazendo (vitalidade espiritual) e advertiu seus colegas, "Agora, vos digo: dai de mão a estes homens, deixai-os; porque, se este conselho ou esta obra vem de homens, perecerá;  mas, se é de Deus, não podereis destruí-los, para que não sejais, porventura, achados lutando contra Deus. E concordaram com ele." (Atos 5:38-39)

O décimo terceiro capítulo de Hebreus com tantos valores de base para mudar os tempos, dá uma bênção final maravilhosa para a igreja do século 21, "Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança, vos aperfeiçoe em todo o bem, para cumprirdes a sua vontade, operando em vós o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém!" (Hebreus 13:20-21)

Oh, o que é a vitalidade espiritu­al, você pergunta? É o Espírito de Deus dando-nos energia, vigor, e o poder para sobreviver no futuro. Equipar a igreja, é ensinar a igreja para andar no Espírito.

Dan L. Cox

Adaptado por  Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Quando você ama de verdade, você sabe antemão que experimentará grande dor no futuro. - Eric Ludy