>
 

VocĂȘ Pode Dar Uma Moedinha?


     "E isto afirmo: aquele que semeia pouco pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará. Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria. Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra, como está escrito: Distribuiu, deu aos pobres, a sua justiça permanece para sempre. Ora, aquele que dá semente ao que semeia e pão para alimento também suprirá e aumentará a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça,  enriquecendo-vos, em tudo, para toda generosidade, a qual faz que, por nosso intermédio, sejam tributadas graças a Deus. Porque o serviço desta assistência não só supre a necessidade dos santos, mas também redunda em muitas graças a Deus,  visto como, na prova desta ministração, glorificam a Deus pela obediência da vossa confissão quanto ao evangelho de Cristo e pela liberalidade com que contribuís para eles e para todos,  enquanto oram eles a vosso favor, com grande afeto, em virtude da superabundante graça de Deus que há em vós. Graças a Deus pelo seu dom inefável!" (II Coríntios 9:6-15)

     Em seu criterioso livro O Homem Esquecido, Amity Shlaes providencia histórias fascinantes sobre como era a vida durante a Grande Depressão nos EUA. No centro desse drama econômico "o homem esquecido," foi um termo usado para as inúmeras pessoas que foram demitidas do trabalho.

     Uma das músicas populares da era da Depressão expressa a sua história agudamente:

Eles costumavam me dizer que eu estava edificando um sonho, com paz e glória pela frente.

Por que eu deveria estar de pé na fila, apenas esperando por pão?

Uma vez eu construí uma estrada de ferro, eu a fiz funcionar, a fiz correr contra o tempo.

Uma vez eu construí uma estrada de ferro; agora ela está feita.

Irmão, você pode dar uma moedinha?

     Como a letra nos lembra, uma recessão econômica muda tudo para as pessoas que dão duro no trabalho que perdem seus empregos. Quando isso acontece, nós, como cristãos, deveríamos fazer o que pudermos para as pessoas em necessidade.

     Em Gálatas 2, Paulo e Barnabé foram lembrados para evangelizar e para "que lembrassem dos pobres" (v. 10). Podemos ver que Paulo fez exatamente isso - a pregação do evangelho e incentivando a ajuda financeira aos necessitados. "Os discípulos, cada um conforme as suas posses, resolveram enviar socorro aos irmãos que moravam na Judéia; o que eles, com efeito, fizeram, enviando-o aos presbíteros por intermédio de Barnabé e de Saulo." (Atos 11:29-30); "Quanto à coleta para os santos, fazei vós também como ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando, para que se não façam coletas quando eu for. E, quando tiver chegado, enviarei, com cartas, para levarem as vossas dádivas a Jerusalém, aqueles que aprovardes." (I Coríntios 16:1-3)

   Durante tempos econômicos difíceis, nós também deveríamos ajudar as pessoas necessitadas - espiritualmente e fisicamente. A moeda de dez centavos não vai longe estes dias, mas uma atitude generosa vai longe. - Dennis Fisher.

Os pobres e necessitados em todos os lugares

São objetos do amor e cuidado de Deus,

Mas eles sempre conhecem o desespero

A não ser que o Seu amor com eles nós compartilhamos - D. De Haan


Pensamento do Dia: Bom exercício para o coração é abaixar-se e ajudar a outra pessoa levantar-se.