>
 

Instruções Para Um Novo Ano

 

Número 1

 

            "Orai sem cessar." (I Tessalonicenses 5:17)

            Não é aconselhável começar o ano novo sem fazer planos que possam lhe dar uma orientação com respeito o curso que deve seguir durante o ano. Estes planos devem coincidir com os planos que Deus tem para você. Os planos de Deus sempre darão certos, mas quando o homem procura fazer seus próprios planos sem consultar seriamente com Deus ele pode acertar, mas é mais provável que acabará errando. Uma coisa que o cristão deve evitar é fazer os planos e depois orar pedindo que Deus os abençoa. Isto é colocar a carroça na frente dos bois. O melhor é sempre orar sinceramente para que Deus dê a orientação.

            Eis uma das razões que pela qual a Bíblia diz que devemos "orar sem cessar". Sem dar conta da realidade, a gente está fazendo decisões muitas vezes durante cada dia. É claro que nem todas são decisões de grande vulto, mas é também conhecida que há vezes em que decisões aparentemente pequenas e sem grande importância acabam afetando a vida de forma inesperada, ou negativamente ou positivamente.

            É muito claro que não é possível passar as vinte e quatro horas de cada dia de joelhos dobrados na presença do Senhor. No entanto é possível permanecer com o coração voltado para Deus de maneira que Ele esteja instanteamente ao nosso dispor. Para assim permanecer com o coração voltado para Deus, é necessário que se afasta de tudo que para Deus não é aceitável. Não se esquece que o pecado sempre separa a pessoa de Deus. Adão e Eva servem de exemplo eficaz disto. Evita transgredir as leis de Deus enquanto namora a presença e aprovação Dele. Cultiva sempre um bom relacionamento com Deus e Ele estará sempre perto para lhe responder na hora de necessidade.

            Quando eu era criança estranhei-me ao ouvir pessoas que nos visitaram dizer do nada, de um momento de silêncio um "Aleluia, Glória a Deus, Obrigado Jesus" entre outras expressões de louvar e agradecimento. Hoje entendo que eles estavam em contato com o Senhor via uma comunicação do coração deles para com Deus, ainda que não se falava nada em voz audível. Eles estavam praticando a "oração sem cessar".

            Não quero desculpar ninguém de não praticar a oração fervorosa de voz ativa, e as vezes levantada, nem de participar dos cultoss de oração na igreja, nem de realizar devoções que incluem as oração junto com suas famílias, mas existe um relacionamento com Deus no qual é possível permanecer quase integralmente em contato com Deus. Sim, pode estar em contato com Deus andando de onibus para o serviço, dirigindo seu automóvel, fazendo as tarefas de casa, fazendo seu trabalho na empresa ou escritório.

            Quero encorajar todos os meus leitores para começar a cultivar tal relacionamento com Deus e praticar isto ao ponto de ser efetivo, podendo fazer decisões corretas, orando instantaneamente por necessitados, e ao ponto de Deus poder lhe falar em qualquer momento, lhe dirigindo para orar eficazmente em prol de si mesmo ou de outros. Se não conhece ainda o cumprimento desta admoestação na sua vida, algo grande e maravilhoso pode acontecer este ano enquanto aprende de "orar sem cessar".

Philip D. Walmer