>
 

Instruções Para Um Novo Ano

Número 2

 

"Não apagueis o Espírito." ((I Tessalonicenses 5:19)

Parece que muitos crentes não sabem valorizar o Espírito Santo que neles habita. Parece que na igreja de Tessalônica existia um problema semelhante, ao ponto de Paulo escrever da necessidade de não apagar o Espírito Santo que neles habitava.

É necessário entender que é do Espirito Santo que mana a vida que está no crente. Jesus ensinou acerca da videira verdadeira em João 15. Entre outras coisas Ele disse: "Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." (João 15:4-5) O Espirito Santo no crente é semelhante a seiva que flui pelos ramos da videira para produzir fruto. Em outras palavras, sem o Espírito Santo em abundância na vida do crente simplesmente não há como ele produzir fruto. Ele disse claramente: "Sem mim nada podeis fazer." Por isso o apagar do Espírito Santo na vida é extinguir toda possibilidade de produzir fruto.

O assustador disto se encontra no versículo 6: "Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam. Se não manter o fluir do Espírito Santo na vida, não há possibilidade de produzir fruto. E, se não produzir fruto o agricultor, Deus, vem, poda e joga fora o ramo que não produz e eventalmente os queima. É essencial ter o fluir da seiva do Espírito Santo nas veias da alma para poder produzir fruto agradável a Deus.

O apagar do Espirito na vida de uma pessoa ocorre quando esta embarca no caminho da carne, cometendo os pecados que aborrecem a Deus. Ele simplesmente não pode habitar na vida onde há pecado. Deus abomina o pecado e não pode permanecer onde o pecado está presente. É necessário que o crente que entende que o Espírito Santo é essencial na vida, que o quer, mas que qualquer outra coisa esteja sempre observando o conselho de I Coríntios 11:28: "Examine-se, pois, o homem a si mesmo..."  A eliminação do pecado da vida é facilmente efetuada por sinceramente praticar I João 1:9: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." Deve ser lembrado que esta instrução foi escrita por João aos membros da Igreja.

O apagar do Espírito pode ocorrer quando uma pessoa simplesmente sufoca a voz Dele, procurando não O ouvir, preferindo fazer a vontade da carne. Balaão é exemplo clássico disto. (Números 24) O exemplo de Ananias e Safira é assustador, pois perderam suas vidas ao seguir a vontade da carne em vez do Espírito.

Atos 16:9-40 relatam como Paulo foi uma grande bênção para muitas pessoas por seguir a orientação do Espírito. A salvação chegou a várias famílias por Paulo simplesmente se ceder para a liderança do Espírito. Pode ocorrer a mesma na vida de qualquer um que não apaga o Espírito na sua alma.

Philip D. Walmer