>
 

Em Qual Reino VocĂȘ Mora?

      "Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado, a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz. Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça."  (Romanos 8:1-10)

     Eu estava trabalhando com uma companhia de petróleo em Cingapura, quando um inspetor de outro país visitou. Ele veio para verificar uma carga de petróleo destinada para o seu país, que estava em guerra. Quando ele ouviu o som de aviões de caça, ele instintivamente correu para se esconder. Embaraçado, explicou: "Desculpe, eu pensei que eu estava de volta para casa." Ele fez o que teria feito se tivesse sido em seu país devastado pela guerra.

      Para o cristão, é fácil mergulhar de volta para velhas formas de pecado por puro hábito, devido das muitas tentações nesse mundo. Mesmo que estamos "em Cristo Jesus", como diz Romanos 8:1, que às vezes vivemos como se estivéssemos "em pecado".

      Deus pagou um preço muito alto para nos tirar do reino do pecado. "Isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado..." (v. 3). Estamos agora para ser governado pela "lei do Espírito da vida", não pela "lei do pecado e da morte" (v.2). O apóstolo Paulo nos exorta a "inclinar" a nossa mente de acordo com "as coisas do Espírito" (v. 5). Isso significa que nós tomamos nossa direção da Palavra de Deus como guiado por Seu Espírito.

     Quando você é tentado a mergulhar de volta para velhos caminhos pecaminosos, em vez disto permitirá o Espírito Santo que reside em você para lhe ajudar a viver mais consistentemente com seu posicionamento "em Cristo"? C. P. Hia

      Sem a presença residente do Espírito Santo, ninguém pode ser cristão (v. 9), pois Ele é a fonte de nossa vida espiritual: "Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita." (v. 11), e o depósito que sela e garante a nossa salvação: "... em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória." (Efésios 1:13-14). O Espírito Santo é a única prova de que somos filhos de Deus: "Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus." (Romanos 8:15-16); "... para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!" (Gálatas 4:5-6)


Nascido da carne, concebido em pecado,

Em seguida, nascido do Espírito, nova vida para começar;

Eu tenho sido lavado no sangue de Cristo e isso será suficiente,

Louvado seja Deus eu sou Seu filho, tenho sido nascido duas vezes! - Brandt

 

Pensamento do Dia: Quando você nasce de novo, você se torna um cidadão do céu.