>
 

Onde VocĂȘ Mora?

            Esta pergunta é familiar e pode ser respondido fácil e rapidamente por quase todos. Normalmente temos uma boa recordação do endereço exato de nossa moradia. Talvez sua moradia não seja tudo que você gostaria que fosse, mas é seu lar, seja propriedade própria ou alugada. É onde você mora, e fez o melhor possível para fazê-la confortável para sua família. Vale um velho ditado: "Ainda que seja bem pobre, não há lugar como a casa da gente."

            Normalmente há um desejo em cada pessoa para melhorar o lugar onde habita. Por isso se vê constantes reformas de casas em andamento, e lojas de material de construção em todo lugar. Este desejo é normal, e quando está dentro do orçamento familiar, dentro das leis do município e de mútuo acordo com o casal, isto pode ser uma grande bênção. O ser humano está sempre a procura de melhores confortos na sua habitação.

            Outra pergunta de grande valor e muito provocativa é: Onde mora a sua alma? Você poderia responder que mora dentro da casa de carne que você é, e isto não seria uma resposta errada. Mas, para poder entender melhor a minha pergunta, eu lhe questionarei aonde habita sua alma espiritualmente. Muitas pessoas moram no maior luxo, numa opulência até invejável. No entanto a falta de cuidado da alma faz com que a alma habita numa favela espiritual. Faltam os cuidados necessários para com a alma que é a parte principal; a única parte eterna que faz parte de nossa existência.

            Sua alma necessita a comunhão com Seu Criador. Você a leva pelo menos para dar um passeio junto a Deus? Faço esta pergunta, pois há tantos que não dão a mínima atenção para isto. Você se senta ao menos três vezes por dia para alimentar seu corpo. Você alimenta sua alma também. Poderia me perguntar qual é o alimento que a alma necessita. Bem, ela necessita ser levada a Deus onde pode beber do Espírito Santo para saciar sua sede. Ela necessita do pão da vida, a Palavra de Deus, sem a qual morrerá de fome. De que você alimenta sua alma? Ela repudia este alimento do mundo; entretenimento e música sensual, e sim, frequentemente obsceno.

            Para esclarecer melhor este assunto de habitação da alma, é obrigatório lhe dizer que sua alma necessita mais do que um passeio na presença de Deus, pois na realidade precisa habitar na sua presença. Davi declara em Salmos 91:1: "O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente..." Habitar significa: Ocupar como residência, morar; estar presente, permanecer. É isto que Deus almeja de nossa parte. Da mesma forma que um esposo não quer uma esposa sempre ausente e vice versa; Deus também não quer que você esteja sempre ausente da Sua Presença. O que é que sua alma almeja? Nota a expressão de Davi em relação ao desejo da sua alma: "Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus? (Salmos 42:1-2)

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Um homem honesto é a obra nobre de Deus. Você é honesto?