>
 

A Vida Boa

Dirigindo pela estrada em Houston, Texas, EUA, passei por um outdoor com letras grandes que anunciavam "A VIDA BOA!" Eu não podia esperar para chegar mais perto de ler as letras pequenas, que explicariam o que é a "vida boa". Falava acerca da compra de uma casa à beira de um lago, a partir de US $300.000. Isso me fez pensar se algumas famílias infelizes poderiam morar nessas casas, com crianças que nunca veem seus pais, ou casais que, embora morando a beira do lago, desejam que nem sequer estivessem morando juntos.

Lucas capítulo doze veio à mente enquanto me lembrei da história do homem que pediu a Jesus para dizer ao seu irmão que repartisse a herança com ele. Essa era a coisa errada a pedir para Jesus! Ele respondeu com um aviso: "Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui." (v.15) Jesus, então, passou a contar a história de um homem extremamente rico que, do ponto de vista de Deus, era um tolo, não porque ele sucessivamente rico, mas porque ele não era rico para com Deus.

Quanto mais cedo eliminamos a ilusão de que mais coisas significam mais paz, felicidade e auto-realização, melhor será para nós. Então, quanto mais capazes seremos de encontrar a tão almejada paz e felicidade, a "vida boa" verdadeira, que somente Jesus pode proporcionar. - Joe Stowell

Quando Jesus ensinava, era muitas vezes em forma de parábolas. A Concordância de Strong define uma parábola como "a colocação de uma coisa ao lado da outra" ou "uma metáfora." Uma parábola também pode ser descrito como uma história terrena com um significado espiritual e/ou celestial. Ele coloca um exemplo do mundo real, do cotidiano ao lado de um princípio eterno de modo que o princípio pode ser mais facilmente compreendido. - WEC

Leia Lucas 12: 13-21

"Nesse ponto, um homem que estava no meio da multidão lhe falou: Mestre, ordena a meu irmão que reparta comigo a herança. Mas Jesus lhe respondeu: Homem, quem me constituiu juiz ou partidor entre vós? Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.  E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância. E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus."

Ó Senhor, ajuda-nos a ser contentes,

Com o que possuímos;

Protege-nos da mentira tola

Que "mais" traz felicidade. - Sper

 

Pensamento do Dia: A "vida boa" é encontrada apenas nas riquezas espirituais de Deus.