>
 

Reinar...

            "Se sofremos, também com ele reinaremos..." (II Timóteo 2:12)

            Quando se fala em reinar, mandar, comandar e outras coisas tais, se fala exatamente o que alguns querem fazer. Querem autoridade. Querem está por cima dos outros. Querem comandar outros para fazer o que eles querem que seja feito. Nunca esquecerei o homem que se diz pastor que me falou que foi chamado para mandar. Só posso dizer que ele não leu a Bíblia, não entendeu o que leu, ou simplesmente achou que a Bíblia não era aplicável para ele, sua vida e suposto ministério.

            Parece que eu estou sempre "batendo na mesma tecla", isto é, a leitura e conhecimento profundo da Palavra de Deus. É justamente esta Palavra que nos dá a orientação de como a gente precisa proceder em relação aos outros. Não deve ser esquecido jamais que fomos chamados para seguir Jesus. Portanto, vamos nos lembrar do que Jesus disse acerca de Si Mesmo: "... Tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por outros." (Mateus 20:28) Jesus não teve esta atitude de querer mandar nos outros. Apesar de ser o Rei dos reis e o Senhor dos senhores, Ele não veio para mandar em ninguém, mas para servir aos outros ao ponto de até dar a sua vida em resgate pelos perdidos. Não tem como compreender pessoas que foram salvos pelo amor, sacrifício e morte de Jesus, querer se elevar acima dos demais em vez de seguir o exemplo de humildade e servidão de Jesus.

            Parece que no meio do pensamento que algum dia reinaremos com o Senhor foi perdido o que deve de ser nossa atitude enquanto caminhamos na face da terra. Em Mateus 20:20-28 podemos ler a história toda da qual saiu o versículo 28. A mãe de Tiago e João chegou pedindo um favor em prol dos seus filhos, isto foi que os dois tivessem lugares especiais no reino de Jesus. Jesus simplesmente fez uma pergunta: "Podeis vós beber o cálice que eu estou para beber?" (v. 22) Sem ter uma noção do que estavam falando, responderam: "Podemos." (v. 22) Jesus já conhecendo o futuro, lhes disse: "Bebereis o meu cálice..." (v. 23) Ao ler a história da Igreja Primitiva, entendemos que estes sofreram muito por serem os servos de Jesus.

            Como é que a Bíblia diz que "todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos" e nós ainda pensamos que seja possível viver sem perseguição, ou que algo está errado quando assim padecemos pelo testemunho de Jesus Cristo? Como é que achamos que sem qualquer receio ou vergonha poderemos viver a vida toda com bonança em tudo e ainda ficar ao lado de Paulo, Pedro, Tiago e os demais profetas, apóstolos e servos de Cristo para receber um galardão? E ainda achamos que teremos o direito de algum dia reinar com Cristo e seus fieis servos que entenderam que era necessário sofrer com Cristo para ganhar o direito para reinar com Ele?

            Se quiser reinar com Cristo, será necessário seguir o seu exemplo: ser servo, e sofrer por causa do Evangelho verdadeiro.

Philip D. Walmer