>
 

Aprendendo...

Número 2

            Dou graças a meu Deus que nunca foi enganado por falsos ministros de qualquer que seja religião. Devo isto ao conhecimento da Palavra de Deus, ainda que seja pequeno ou aquém do de outros. Eu comecei adquirir este conhecimento bíblico ainda na minha criancice, pois a leitura da Bíblia foi uma prática comum no meu lar. Todas as noites, menos noites de culto, meu pai realizava um culto doméstico com os membros da família. Logo que comecei aprender a ler na primeira série, fui presenteado com a minha própria Bíblia. A partir daquele momento eu participei destes cultos, não apenas como ouvinte, mas também como leitor, e sempre fui corrigido por meu pai para que eu pudesse aprender ler corretamente. A leitura, bem como a correção, fez bem e me deu condições de ler e entender a Palavra de Deus. Esta aprendizagem tem me servido bem ao longo de mais de sessenta e cinco anos. Contribuiu grandemente para minha firmeza e constância nos caminhos do Senhor. Não havia momento algum desta minha experiência de arrependimento, aos nove anos de idade, que eu me desviei do caminho certo. Dou graças a Deus, e agradeço meus pais por me colocar no caminho certo, que incluiu a leitura e conservação da Palavra dentro do meu coração. A Palavra criou dentro de mim um santo temor a Deus, e o conhecimento da Sua vontade para minha vida.

            Por ter este conhecimento da Palavra nunca corri atrás de alguém que se levantou alegando ser alguém com conhecimento além dos demais. Sempre analisei as pregações e ensinamentos deles à luz da Palavra. Agora, isto só é possível quando a gente tem um conhecimento profundo da Palavra. Este conhecimento é adquirido por um esforço especial particular. Ele não vem por meio de uma mensagem semanal pelo pastor, nem em uma campanha de cultos especiais. A escola dominical realizada regularmente por professores devidamente treinados é de grande auxílio, e ainda que acrescente um estudo bíblico semanal, continua aquém da experiência que todos necessitam pessoalmente.

            De todas as pessoas mencionadas na Palavra de Deus, Davi expressou mais do que qualquer outra o grande valor da lei do Senhor. "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos." (Salmos 119:105) Com esta colocação se torna óbvio que quem não tem a Palavra como ele descreve no versículo onze, anda nas trevas e é propício para tropeçar e cair da fé. "Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti." Não pode guardar o que não leu; o que não decorou; o que não fez esforço para realmente conhecer e guardar no coração.

            Quem não tem um profundo conhecimento da Palavra não tem como defender a verdade, nem de se defender contra as ciladas do diabo que nos ataca na mente com pensamentos contrários à vontade de Deus e contrários à Palavra de Dele. Não se esquece de que Jesus nos deu o exemplo de como vencer quando Ele (Mateus 4) se defendeu com sucesso aos ataques do diabo no momento da sua tentação. Você também pode vencer pela Palavra e nenhum suposto professor bíblico ou pregador poderá lhe enganar, pois se saber antes o que diz a Palavra, estará sempre um passo à frente.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Se quiser que seus filhos mantenham seus pés no chão, coloque responsabilidade sobre seus ombros. Abigail Van Buren