>
 

Aprendendo...

Número 3

            Quando Jesus estava para ser levado aos céus, Ele deixou seus discípulos com uma grande promessa: "... quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também." (João 14:3) Jesus sabia antemão, no entanto, que isto daria lugar para falsos profetas começarem iludir o povo com interpretações particulares, portanto em Mateus, capítulo vinte e quatro, Ele deu uma série de advertências às quais ainda vale observar; quem sabe mais valem hoje do que antes.

            A trágica história é que ao longo dos séculos alguns tem aproveitado a maravilhosa promessa do Senhor para atrair pessoas para eles mesmos, para sua igreja ou seita por alegar que têm uma revelação superior. Observaremos com muita atenção o que Jesus realmente disse para não ser enrolado em alguma crença errada. Eu não quero ser culpado por pessoas perder o arrebatamento da igreja por dizer que acontecerá somente daqui a dez ou quinze anos, por exemplo, e depois vem acontecer mais imediato. Da mesma forma, apesar de crer que precisamos estar sempre preparados pelo arrebatamento, não quero ser alarmista e assim causar pessoas de perder a fé.

            O nascimento de Jesus, sua primeira vinda, veio após muitos séculos de profecias acerca do fato. Muitos perderam a fé e esperança, mas Deus teve, como sempre, um remanescente que ainda O aguardava ansiosamente, tais como Ana e Simeão. E, apesar de tudo que acontece no mundo, quando Jesus voltar, haverá um remanescente que aguarda com fé o Seu retorno para Sua Igreja. No entanto, Jesus propôs uma questão interessante em Lucas 18:8: "Contudo quando vier o Filho do Homem, achará porventura, fé na terra?"

            Analisa comigo as advertências de Jesus em relação ao Seu retorno para a Igreja do Livro Mateus. Lembra-se que duas perguntas estão sendo respondidas (v. 3): "... que sinal haverá da tua vinda e da consumação do século?" 1) Sinal da vinda do Senhor e 2) da consumação do século. Estas duas perguntas precisam ser levadas em consideração quando cogitamos os eventos profetizados para aconteceram no final da Dispensação da Graça. Jesus segue dizendo: "... Vede que ninguém vos engane." (v. 4) Somente na minha curta vida vi ou li acerca de centenas de pessoas que foram enganadas, tais como as quase mil que foram mortas por Jim Jones, chamado "o Mad Messiah" (Messias Louco), em Guiana em 1978.

"... Muitos virão em meu nome dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão muitos." Vimos isto acontecer em Curitiba alguns anos atrás com o surgimento de um homem que se disse ser Cristo, e até enganou as autoridades federais, conseguindo um passaporte e cédula de identidade, ambos emitidos em nome Inri Cristo.  Outro surgiu depois em Caçapava do Sul, RS, fugindo de lá pouco antes da chegada do Policia Federal que iria fazer uma investigação dele. Eu cheguei à cidade logo depois dos dias deste acontecimento e quase fui identificado como o foragido. Isto continua a acontecer desde que Jesus foi assunto aos céus até os dias atuais. "Vede que ninguém vos engane." (v. 4)

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: O mais servimos Cristo, o menos serviremos a nós mesmo.