>
 

Aprendendo... - 7

Número - 7

         Enquanto tudo que Deus ordenou que fosse colocado na Sua Palavra é importante, é interessante notar que nesta passagem de Mateus 24:11 Jesus se refere novamente aos falsos profetas (pregadores em nossa linguagem de hoje) e alerta outra vez que estes enganarão muitos. MUITOS! Sendo que Jesus menciona isto duas vezes no espaço de apenas nove versículos e que disse que muitos serão enganados, significa que este assunto merece atenção especial.

            Minha esposa e eu comentamos um com o outro hoje durante nossa devocional acerca da Igreja Primitiva e como levou poucos anos para a igreja se tornar uma Igreja apóstata, longe de Deus, longe da verdade, cheia de tradições e não poucas ideias que se infiltraram do paganismo.

            O Apóstolo Pedro já estava vendo o declínio da Igreja quando escreveu sua segunda Epístola. Ele finaliza o capítulo um reiterando a autoridade das Sagradas Escrituras, estabelecendo sua origem e o fato que não foram inventadas por homens, mas que vieram diretamente da mente de Deus. No capítulo dois ele trata o assunto dos falsos mestres. É de espantar que após meros 35 anos após o estabelecimento da Igreja com a descida do Espírito Santo que a apostasia já estava entrando no seio Dela. O que Pedro escreveu é espantoso, mas nós, você e eu, estamos vendo o cumprimento de tudo que Pedro disse que aconteceria. Chamo sua atenção especialmente para o versículo três: "Também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme." 

            Quero lhe encorajar para ler cuidadosamente todo o capítulo dois do livro de Segundo Pedro. Sim, estou mais uma vez procurando constranger você cumprir seu dever de ler a Palavra de Deus. Isto não me dá lucro nenhum, mas pode lhe dar o lucro de salvar sua alma. Como assim? A leitura da Palavra tem o poder de lhe inteirar acerca do que aconteceu, acontece e há de acontecer. Assim, você pode evitar ficar enredado em algo falso que acabará com a sua salvação. Pode acontecer? Pode, sim, e infelizmente já vi isto acontecer muitas vezes, e com pessoas amigas que rejeitaram sãos conselhos. Espero que você não seja outra!

            Logo depois de Pedro escrever sua segunda Epístola, Judas escreve A dele. Veja versículos 17-19: "Vós, porém, amados, lembrai-vos das palavras anteriormente proferidas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo, os quais vos diziam: No último tempo, haverá escarnecedores, andando segundo as suas ímpias paixões. São estes os que promovem divisões, sensuais, que não têm o Espírito."

            No meio de tudo que acontece no meio religioso hoje em dia, faz com que se torne cada vez mais difícil manter-se no caminho certo e verdadeiro que leva à cidade celestial, preparado por Deus para os que vivem de acordo com sua vontade na face da terra. Judas reconheceu esta dificuldade quando escreveu o versículo três da sua Epístola: "Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos."

            Sim, batalhar, mas não de qualquer forma, mas diligentemente, pois o plano de salvação entregue aos Apóstolos e transmitido para nós pela Palavra é absolutamente o único plano pelo qual um ser humano pode ser salvo.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Não é o banquete do mal que embota nosso apetite para o céu, mas é o beliscar sem fim à mesa do mundo. - John Piper