>
 

Eu Não Quero

            As palavras do título parecem ser as de uma criança mimada, palavras de algum egotista, palavras ditas em teimosia, ira, ou qualquer outra emoção de uma pessoa sendo forçada contra a sua vontade. Mas, na realidade estas palavras podem ser a resposta para muitas das pressões sofridas pelas pessoas que querem viver para agradar o Senhor que as salvou do mundo de iniquidade e perdição.

            Não há dúvida nenhuma que o mundo procura sujeitar o crente a uma pressão terrível de conformidade. O mundo jamais se contenta em ser o que é; sem procurar pressionar os crentes a entrar no molde no qual eles estão. Não é jamais aceito que alguém poderia viver acima do pecado, vícios, vaidades e etc., portanto a pressão para conformidade é sempre aplicada. Principalmente são os jovens que sentem mais esta pressão, pois a natureza deles procura a aceitação dos outros jovens.

            O Apóstolo Paulo entendeu esta pressão, pois também sofreu dela. No entanto ele entendeu que ceder a ela, o levaria para uma posição onde não estaria mais agradando a Deus. Ouve o que ele tem a dizer acerca do assunto: "Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:1-2) Em relação ao mundo, a palavra chave aqui é: "...não vos conformeis..." É difícil, mas não é impossível.

            O necessário é a transformação de nossa mente ao ponto onde as tentações do mundo não mais nos afetam. Impossível? Não, não é! O necessário é a transformação de nossa mente pelo poder do Espírito Santo de tal maneira que não sentimos mais a pressão que o mundo exerce sobre a gente.

            Eu me lembro de uma troca de palavras que tive muitos anos atrás no meu trabalho em uma fábrica.  Foi mais ou menos assim:

            "Você é crente, não é?"

            "Sim, eu sou."

            "Então, você não pode fumar?"

            "Posso, sim."

            "Pode? Fulano, que também é crente, me disse que não pode, pois o pastor e a igreja dele proíbem."

            "Pena!"

            "Por que você não fuma, então?"

            "Porque eu não quero!"

            Se tivesse dito como o outro que a igreja ou o pastor proibissem, teria entrado em uma área de muita discussão, e teria acabado de me colocar sob mais pressão ainda, pois seria obrigado defender meu pastor e igreja, ou a ciência que determinou que fumar é prejudicial. Mas contra a minha afirmação "Eu Não Quero" não havia mais argumento para ele.

            Por que eu podia dizer com tanta força de vontade que não queria fumar, e assim seguir o ritmo do mundo da época? Porque já busquei a Deus que me encheu com Seu Espírito Santo de tal maneira que realmente não queria. Pode acontecer a mesma coisa em relação aos outros costumes, hábitos, vícios, entretenimentos e modas do mundo. Você simplesmente entra em um relacionamento com Deus onde agradar a Ele é mais importante que agradar às pessoas, onde sua vontade se torna a vontade de Deus e assim realmente não quer praticar as coisas do mundo.

Philip D. Walmer