>
 

Aprendendo... - 8

Número - 8

 

                "E, por multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos." (Mateus 24:12)

             Não há dúvida que estamos vivendo diariamente o cumprimento desta profecia. Após os trinta e oito anos de trabalhos missionários no Brasil, recordo de como foi necessário sempre adicionar mais grades, equipamentos eletrônicos para proteger nossas propriedades e bens, e nem sempre com sucesso.

            Li recentemente que estupros em São Paulo aumentaram mais de 26 por cento no ano de 2012. Outras violências contra mulheres também aumentou assustadoramente. Até crianças em grande número estão sofrendo abuso sexual. Tráfico de mulheres e crianças está aumentando cada vez mais. Pais estão até vendendo seus filhos e filhas para traficantes de pessoas, pois não valorizam seus próprios filhos e veem a compensação financeira como necessidade maior que a vida dos seus filhos. A imoralidade tem tomado conta da sociedade. A nudez feminina e masculina é cada vez mais difundida, e com isso decai cada vez mais a moralidade. Tempo não permite elaborar mais acerca disto, e é algo que todos já sabem.

            Nosso professor de doutrina no seminário mais de cinquenta anos atrás falou da diferença entre moral, imoral e amoral. Confesso que não entendi bem quando ele tentou explicar o significado de amoral, que é a ausência total de moralidade. Em outras palavras as pessoas não mais consideram algo como sendo moral ou imoral, pois simplesmente acham que têm o direito de fazer qualquer coisa que lhes faça sentirem bem, apesar disto afetar negativamente a vida de outra pessoa.

            O narcisismo é a regra da hora. Cada pessoa só pensa em si mesmo, e desconsidera o bem e os sentimentos de outros. Isto ocorre dentro do relacionamento conjugal e resulta em maior número de divórcios do que nunca. Assim, crianças perdem mães e pais, sendo criadas sem um ou outro, ou por pessoas que não são os pais de verdade e que não infrequentemente as abusam física e sexualmente, basicamente destruindo suas vidas, aliás, uma vida de relacionamentos normais.

            Recomendo a leitura de Romanos, capítulos 1 - 3 onde encontrará não somente o que Paulo já estava observando no antigo Império Romano, mas o que O Espírito o revelou com respeito ao ambiente moral no fim dos tempos. Em 1:31 Paulo disse que nesta era final haveria falta de "afeição natural". Com isso ele provavelmente se refere a todos os relacionamentos humanos: Pais com filhos, filhos com pais, homens com as esposas, mulheres com seus esposos; em fim haveria uma falta de afeto natural em todo o relacionamento humano. Por tanto, não é incomum ouvir de pais que abandonam filhos, filhos dos pais, homens das suas esposas e esposas de igual forma abandonando esposos, filhos e tudo mais enquanto procuram um relacionamento desnatural com outros homens e até mulheres. Homossexualismo se prolifera assustadoramente e procura colocar o relacionamento natural e a moralidade em xeque-mate, fazendo com que ministros com moral estão ameaçados com multas e prisão caso tem a coragem de declarar a moralidade exigida por Deus.

            Sim, o amor natural entre seres humanos esfriou, mas também esfriou o amor da maioria para com Deus, fazendo com que eles não importam mais em agradar a Deus. Uma punição terrível espera às portas para ser derramada sobre esta geração que cumpre a profecia de nosso texto.

Philip D. Walmer