>
 

Aprendendo... - 9

 

Número - 9

 

            "Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo." (Mateus 24:13)

            A perseverança é a chave para qualquer que seja educação, negócio, invenção e etc. No entanto é uma qualidade que muitos não têm. Eles começam tão bem, mas logo a vontade evapora e o que era o tão almejado alvo deixa de ser alcançado.

            Anos atrás eu segui um pastor anterior, que tinha nome de bom pregador e capaz em muitas áreas do ministério. No entanto, eu descobri no decorrer de tempo uma série de projetos que ele começou e nunca levou ao cabo. Não tinha nada errado com o projeto. O motivo era excelente. O dinheiro estava disponível. Até a igreja estava dando o devido apoio para ele. O que faltava, então? Perseverança! Tudo não pode ser concluído em um dia só. Há projetos que levam semanas para concluir, outros que levam meses e outros que levam anos. Aí! Sim, há projetos que levam a vida inteira e para realizá-los a perseverança é provavelmente o ingrediente mais necessário.

            Thomas Edison (1847 - 1931), inventor de renome, e provavelmente mais conhecido por ter inventado a lâmpada elétrica, fez muitos outros projetos de até maior porte. No entanto suas experiências de inventar a lâmpada levou-o a experimentar nada menos de 3000 filamentos diferentes antes de alcançar o sucesso. Sem qualquer dúvida, a perseverança era a qualidade que o serviu melhor, repercutiu em volta do mundo e beneficiou sociedades não somente nos seus mais de oitenta e quatro anos, mas todas as gerações sucessivas.

            Jesus deixou claro que seus seguidores sofreriam, seriam perseguidos, seriam mortos e em nada teria uma vida boa de bonança. Prometeu que suas necessidades seriam divinamente providenciadas, mas, além disso, não prometeu que todos os seus desejos seriam providenciados. Ele indicou que a salvação seria alcançada por meio da perseverança.

            Este mesmo Jesus, aparecendo a João, o Revelador, incumbiu João com a tarefa de escrever sete cartas para as sete igrejas da Ásia. O final de cada carta encerra-se com as palavras "Ao vencedor dar-lhe ei" ou "Ao Vencedor". A coroa da vida, a vida eterna e todas as demais bênçãos prometidas só serão entregues aos vencedores. "Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis." (I Coríntios 9:24)

            Temos visto pessoas que nascem de novo como tocha de fogo. Parece que nunca havia antes deles um crente tão fervoroso. A dedicação a igreja e o trabalho dela é nada menos que 100%. Mas de repente é notado que o fogo está começando a se apagar e se a pessoa não se cuidar, logo perderá tudo que recebeu na maravilhosa experiência de conversão e recebimento do Espírito Santo.

            Falta vitória espiritual para muitos, falta à salvação de amigos e parentes e falta à plenitude da vida cristã e às vezes falta até a salvação no final da vida. Por quê? Porque faltou perseverança.

            Veja as palavras do Apóstolo Paulo no final precoce da sua vida: "Combati o bom com combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada..." (II Timóteo 4:7-8)

            Não é o inicio da corrida que vale, mas o fim: "... obtendo o fim da vossa fé, a salvação da vossa alma." (I Pedro 1:9) "Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna..." (I Timóteo 6:12)

Philip D. Walmer