>
 

Aprendendo... - 13

Número - 13

 

                "... Graças te damos, Senhor Deus, Todo-Poderoso, que és e que eras, porque assumiste o teu grande poder e passaste a reinar. Na verdade, as nações se enfureceram; chegou, porém, a tua ira, e o tempo determinado para serem julgados os mortos, para se dar o galardão aos teus servos, os profetas, aos santos e aos que temem o teu nome, tanto aos pequenos como aos grandes, e para destruíres os que destroem a terra." (Apocalipse 11:17-18)

            O fato que Deus há de julgar o mundo inteiro, os grandes e os pequenos e geralmente ignorado pela grande maioria; até pelos que alegam ser crentes. Como posso dizer isto? É só observar as obras deles para entender com clareza que esta maioria não acredita que haverá um momento em que todos terão de prestar contas a Deus. A grande esperança do cristão de verdade, aquele que põe em prática os ensinamentos da Palavra de Deus, é quem será recompensado pelo o único juiz divino. É consolação saber pela Palavra que Deus jamais deixará o seu fiel servo sem a justa recompensa pela sua fidelidade.

            A mesma passagem bíblica que promete o justo julgamento dos fieis a Deus, também promete justo julgamento pelos praticantes da iniquidade. Não importará a posição social na terra, nem a posição econômica, nem posição política, pois todos serão julgados justamente e com equidade que só Deus sabe dispensar absolutamente sem parcialidade. Falando dos iníquos, devassos e todos os praticantes do pecado, Pedro escreveu esta mensagem: "os quais hão de prestar contas àquele que é competente para julgar vivos e mortos..." (I Pedro 4:5) Nota que é claramente dito que Deus é "competente". Isto é competência segundo os parâmetros divinos e não segundo os parâmetros humanos que sempre tendem a favorecer uns sobre outros. Nota também que Ele julgará os vivos e os mortos. Morrer antes deste julgamento não abrirá uma exceção, pois todos, praticantes do mau e do bem serão ressuscitados para ficar diante do único juiz da terra.

            Recentemente faleceram duas cantoras famosas; um por overdose de drogas e outra por suicídio. Pessoas falaram coisas maravilhosas acerca das duas, e um pastor evangélico num dos casos declarou sem qualquer hesitação que a falecida estava já no descanso de Deus. Se Deus assim julga pessoas que tem vivido de maneira devassa, abusando seus corpos com entorpecentes de todo tipo, vivendo na mais irreverente imoralidade, não poderemos dizer que é imparcial, nem competente. Ninguém será julgado de acordo com parâmetros estabelecidos pelos homens, mas os estabelecidos por um Deus justo.

            Ninguém escapará deste juízo divino. Não haverá um jeito de furar a regra. Não haverá qualquer favoritismo. Todos serão julgados pelo mesmo livro de leis: a Bíblia, a Palavra de Deus. Deste livro de leis divinas, justas e aplicáveis a todos será acompanhado pelos livros que recordam as obras de todos os moradores da terra.

            "Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros." (Apocalipse 20:11-12)

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: "Um momento não é tudo... Mas você é tudo em um só momento."