>
 

Aprendendo... - 12

Número - 12

 

            O fato de que a vinda do Senhor não poder ser determinada com exatidão, cria uma situação em que todos precisam viver em estado de preparação perpétua. Sei que isto não agrada todos, pois querem a liberdade para viver suas vidas da maneira que mais agrada a carne; podendo em momento considerado por eles a ser oportuno, fazer o acerto necessário para poder herdar seu lugar na cidade eterna celestial. Felizmente (alguns diriam infelizmente) Deus não permite que funcione assim. É necessário viver em estado de prontidão e servir a Deus por prazer, por amor, por gratidão e ao mesmo tempo ser produtivo para o reino Dele. Perdoe-me uma palavra um pouco dura, mas quem sabe real. Seria totalmente injusto da parte de Deus se Ele deixasse pessoas que viviam a vida toda de uma maneira carnal, ou quem sabe na mais profunda devassidão, herdar de igual forma com aqueles que dedicaram a vida toda para Deus e Seu reino.

            De acordo com a visão de João o Revelador, as bênçãos e benefícios da cidade celestial são exclusividade dos vencedores. (Apocalipse 2:7, 11, 17, 26; 3:5, 12 e 21)  Em Mateus 4:1-11, Jesus nos deixa não apenas um exemplo de vencedor, mas a maneira e a arma para ser usada para vencer. O exemplo de Jesus para todos os Seus seguidores é da necessidade de vencer o diabo e a carne e nunca ceder para eles.

            Paulo, como todos os demais apóstolos, reconheceu a necessidade de viver acima do pecado, desafiar os poderes que procuravam o pressionar para negar Jesus para poder assim alcançar uma vida paralela com o mundo e livre de perseguições. Paulo declarou seu repúdio da carne e suas concupiscências e declarou a necessidade de vencê-las: "Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado." (I Coríntios 9:27) O desafio é de dominar a carne pelo o Espírito, e não deixar com que o Espírito seja dominado pelas concupiscências da carne. Não pode jamais haver inversão de papeis, pois se há a salvação da alma não será alcançada.

             O perigo de andar deixando a decisão para buscar a Deus e alcançar a salvação para dias posteriores, é que não sabemos com exatidão o tempo de nossa jornada terrestre. Não sabemos quando uma enfermidade pode nos abater, ou pior quando um ataque cardíaco fulminante nos leva, ou um acidente de transito ou de trabalho. A única garantia que temos de alcançar a salvação é dedicar a vida toda em serviço fiel ao Senhor.

            Ninguém deve jamais pensar que a vinda do Senhor acontecerá com grande alarido, pois a Bíblia declara que será como ladrão de noite: "... pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite." (I Coríntios 5:2)

            Escrevo desta forma para que não seja como este versículo descreve: "Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos." (Jeremias 8:20) Devemos, todavia: "Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." (Isaias 55:6) Pois quando Jesus voltar, não haverá tempo para arrepender e acertar tudo com Deus: "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados..." ( Atos 3.19)

            Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: "Eu preferiria ter milhares me dizendo no julgamento, nós ouvimos você pregar, e você ofendeu nossos sentimentos, do que ter uma alma perdida me dizer, eu ouvi você pregar, mas você não me falou a verdade." John T. Lewis