>
 

Aprendendo... - 15

Número - 15

 

            É assustador como alguns ministros não abraçam seriamente suas responsabilidades ministeriais diante de Deus. Para ver a atuação de alguns, daria para pensar que a responsabilidade para com Deus é inexistente. Seria surpresa para alguns dar de cara com este versículo: "... pois velam por vossas almas como quem deve prestar contas..."  (Hebreus 13:17)

            O profeta Ezequiel foi chamado por Deus, e cada ministro deve ter uma chamada específica de Deus, pois de qualquer outra forma jamais poderá funcionar como verdadeiro servo do Senhor. Veja agora o encargo que foi lançado sobre os ombros de Ezequiel: "Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; da minha boca ouvirás a palavra e os avisarás da minha parte. Quando eu disser ao perverso: Certamente, morrerás, e tu não o avisares e nada disseres para o advertir do seu mau caminho, para lhe salvar a vida, esse perverso morrerá na sua iniquidade, mas o seu sangue da tua mão o requererei. Mas, se avisares o perverso, e ele não se converter da sua maldade e do seu caminho perverso, ele morrerá na sua iniquidade, mas tu salvaste a tua alma." (Ezequiel 3:17-19) [Encorajo a leitura do capítulo 3:16-27] Ser ministro é uma responsabilidade séria e deve ser levada a sério e jamais levianamente, pois Deus há de cobrar a ação do ministro, quer seja boa ou não. Ainda aquele que se faz ministro, apesar de não ter a chamada de Deus, traz sobre si mesmo a mesma responsabilidade diante de Deus.

            Há muitos ministros que querem ser populares. Agora é necessário entender que os profetas do Antigo Testamento são os que hoje se chamam de pastor, pregador, evangelista e etc. Nunca li onde um destes profetas foi pessoa popular. Por que não? Porque foram incumbidos de entregar mensagens nada agradáveis, nem populares. Da mesma forma os ministros de hoje devem sentir e entender bem a sua responsabilidade de entregar a mensagem de Deus para a geração de hoje. Hoje temos a palavra por escrito, e isto facilita a entrega da mensagem, pois não há como errar. O advertido pode ler a mensagem da Bíblia da mesma forma que o ministro lê, mas Deus ainda depende de homens cheios do Espírito Santo para entregar seus avisos para o povo.

            Tudo que o ministro faz no exercício do seu ministério deve ser feito sempre com amor. (Leia I Coríntios 13) Jamais pode ser feito com ira, ódio ou espírito de vingança, pois isto jamais resultará em boas ações ou reações. Um ministro novo se encontrou com um ministro experiente na segunda-feira e contou que pregou no dia anterior sobre o inferno. O ministro mais velho simplesmente perguntou: "Pregou com amor pelas almas?"

             O ouvinte também deve lembrar que tem uma responsabilidade de igual importância. "Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; por que isto não aproveita a vós outros." (Hebreus 13:17)

            Recordamos que todo este trabalho é para preparar um povo plenamente em condições para receber o Senhor da Glória que vem buscar Sua Igreja.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Seguir Cristo tem dois requerimentos: Crê e agir como faz você.