>
 

Deus, Use-me! - 2

Número 2

 

            "E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam." (Marcos 16:20)

            Não há outro acontecimento tão importante, tão significativo, tão transformador como aquele relatado em Atos 2:1-4. Pela primeira vez em toda a história do homem, seres humanos foram preenchidos com o verdadeiro Espírito de Deus. Antes disto Deus operava como aliado do homem, o acompanhando, mas sempre ao lado dele e nunca dentro dele. Deus, nesta passagem, cumpre o que foi prometido desde as páginas do Antigo Testamento, por meio de vários profetas e profecias.

            Os discípulos, ao observar Jesus operar tantos milagres e prodígios, sem dúvida almejaram possuir o poder para fazer igual. Jesus jamais menosprezou este desejo. Em primeiro lugar Ele lhes deu um gostinho aos lhes enviar pregar e curar antes da descida do Espírito Santo. No entanto maiores poderes e habilidades estavam por vir. Em João, capítulos quatorze, quinze e dezesseis Jesus ensinou acerca do Espírito Santo e sua obra no ser humano. Em 14:12 Ele deu a entender qual seria a envergadura da obra que eles operariam pelo poder que possuiria Seus discípulos ao receber o Espírito Santo: " Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai." Imagine a surpresa deles ao ouvir estas palavras, tendo observado bem de perto os milagres estrondosos que Jesus operava.

            Em Mateus 28:18 Jesus disse: "Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra." Vendo o que Jesus fez não deixou qualquer dúvida da veracidade desta declaração. Mas... Jesus agora anuncia sua ascensão (partida) e sem dúvida os discípulos questionava como eles cumpririam Sua ordem de ir e evangelizar o mundo. Mas, no versículo vinte Ele anunciava: "E eis que estou convosco todos os dia até a consumação do século." Como é que Ele estaria com eles todos os dias e em todos os momentos se está partindo? Veja: "Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo." (João 20:21-22) Jesus não iria os deixar desamparados e privados de poder para efetuar o que Ele lhes ordenou para fazer. Veja a promessa de Jesus poucos instantes antes de ser levado às alturas: "E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes. Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias." (Atos 1:4-5) Continuando no versículo oito Jesus disse: "... mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo..."

             Meu irmão, todos os recursos que uma pessoa necessita para fazer o que Jesus mandou, o que é da Sua perfeita vontade estão a nossa disposição. A multidão, ao avistar o milagre do recebimento do Espírito Santo em Atos capítulo dois recebeu uma boa notícia: "Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar." (Atos 2:39) É para você e todos seus. Busquem e receberão.

Philip D. Walmer