>
 

Deus, Use-me! - 3

Número 3

 

                Meu irmão, você está satisfeito de simplesmente sentar no assento da igreja e não ser usado por Deus? Ou, porque não pode assumir o cargo que você mesmo quer, resolveu fazer nada? Se isto é a verdade, acredito que você precisa ler novamente as passagens da Palavra de Deus que falam acerca das várias partes e órgãos do corpo. Não é meu costume de citar passagens compridas nestes devocionais, mas hoje fujo da regra. Leia com calma e cuidadosamente a seguinte passagem de I Coríntios 12:12-18, pois esclarece bem o que quero transmitir para os leitores destes devocionais: "Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Se disser o pé: Porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixa de ser do corpo. Se o ouvido disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; nem por isso deixa de o ser. Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde, o olfato? Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve.

                Já imaginou o que aconteceria no seu corpo se uma parte resolvesse não cooperar mais com as outras partes? Talvez você goze de perfeita saúde, e por isso deve agradecer a Deus e procurar conservá-la por comer o que realmente favorece boa nutrição do corpo. No entanto, muitos têm sofrido da falha, parcial ou completa, de algum órgão do corpo. O resultado disto é o sofrimento de todo o corpo. Uma vez eu sofri de hepatite, uma doença do fígado. Eu passei dois meses de cama e finalmente me levantei e voltei para meus trabalhos apesar do médico ter recomendado três meses de repouso. Por meses, sofri fraqueza e várias sequelas da doença. Apenas um órgão adoentou, mas o corpo todo sofreu. Na mesma época um vizinho sofreu da mesma enfermidade e morreu.

                A mesma coisa acontece no ambiente da igreja. Sempre tem alguns que não se satisfazem em ocupar o lugar que Deus escolheu para eles. Querem tocar um instrumento, mas eles não têm o talento ou treinamento para fazer com bom êxito. Outros querem subir atrás do púlpito para cantar, mas Deus não lhes deu uma voz agradável. Deus escolheu alguns para serem os intercessores, usados nos bastidores para sustentar os líderes e administradores, bem como criar o ambiente apropriado na igreja para que almas se convertam e recebam o Espírito Santo. Contudo, vendo que Deus os usa na oração, acham que têm que assumir o púlpito para pregar. Eu me lembro de um irmão que enquanto ele era fiel nas suas orações matinais, era homem poderoso com Deus. Eu o chamei uma noite em que o diabo atacou o culto e prendeu tudo. Quando o irmão orou o diabo levantou seu acampamento e fugiu. Assim pode ser uma pessoa ser grandemente usada por Deus sem assumir posições pelas quais não tem chamada nem habilidade.

Philip D. Walmer