>
 

Deus, Use-me! - 5

Número 5

 

                "Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo." (I Coríntios 12:12)

            É lastimável que quando alguns pensam acerca do ministério eles têm visões de grandeza, fama, posição, poder, popularidade e outras coisas do gênero. Esta atitude é do mundo moderno, pois certamente não foi a visão dos seguidores de Cristo do primeiro século da Igreja, nem dos séculos seguintes, pois a perseguição era o normal para os que se aderiam tenazmente aos ensinamentos de Jesus. Portanto, quando alguém almeja ser usado por Deus, deve afastar-se de qualquer pensamento de lucro pessoal nas áreas mencionadas acima.

            Primeiro é importante se lembrar das palavras de Jesus em Mateus 10:24-25: "O discípulo não está acima do seu mestre, nem o servo, acima do seu senhor. Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. Se chamaram Belzebu ao dono da casa, quanto mais aos seus domésticos?" Quando alguém ora, pedindo ser usado por Deus ele automaticamente abraça a verdade que será perseguido. Segundo, devemos nos lembrar do que Paulo declarou ao seu filho na fé, Timóteo: "Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos." (II Timóteo 3:12) Quando falamos nestes termos, é claro que não nos referimos às pessoas que farão qualquer compromisso com a mensagem verdadeira da Palavra de Deus, procurando benefícios pessoais em vez da salvação de almas por via da verdadeira mensagem da cruz de Cristo.

            Quanto mais alta na hierarquia da Igreja a pessoa sobe, quanto mais sujeita ela está às perseguições das quais Jesus, Paulo e outros falam na Palavra.  Quando chegamos ao capítulo seis do livro de Atos, a Igreja já estava passando por perseguições. A Igreja está diante de um desafio e resolve selecionar homens para assumir cargos de responsabilidade. Os homens escolhidos sabiam antemão que estavam se abrindo para perseguições, mas seu desejo para servir a Deus e a Igreja superou pensamentos de grandeza e lucro pessoal.

            O cristão verdadeiro precisa se moldar conforme o molde e exemplo que Jesus não somente falou, mas deixou como exemplo: "Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos." (Mateus 20:26-28) Se Jesus, Filho do Homem, Filho de Deus e o verdadeiro e único Deus encarnado, não veio ao mundo para ser servido, reinar, mandar, governar e etc., não há como entender como supostos homens de Deus hoje querem atuar assim. Certamente não estão agindo conforme o modelo e ensinamento de Jesus.

            Paulo foi avisado antemão (Atos 9:16) acerca das coisas que teria de sofrer se abraçasse ser servo de Deus, ministro, missionário e etc. Questiono hoje quantos teriam tanto desejo para o ministério se realmente soubessem antemão o quanto seriam obrigados de sofrer para ser usados por Deus. Ainda pediriam: Deus, use-me?

Philip D. Walmer