>
 

Deus, Use-me! - 6

Número 6

 

                "Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo." (I Coríntios 12:12)

            Como foi possível ver nos cinco devocionais anteriores nesta sequência, Deus é quem tem o direito de usar as ferramentas da sua caixa de ferramentas, que é a Sua Igreja, de acordo com Sua determinação e que nós, as ferramentas de Deus, não temos direito ser usadas conforme nossos desejos. É interessante observar as vidas de alguns dos servos que Deus escolheu para servi-Lo na Sua Igreja.

            Diante da necessidade de ter pessoas para administrar a distribuição dos alimentos diariamente, sete homens foram selecionados. Agora, apesar de ser um serviço rotineiro e comum, determinados critérios foram estabelecidos como os relatados em Atos 6:3: De boa reputação, cheios do Espírito Santo, e cheios de sabedoria. Talvez seja justamente nestes pontos que a Igreja de hoje falha. É comum ver pessoas que não preenchem estes requisitos sendo escolhidas para preencher posições de liderança na Igreja. Não é incomum ver diante destas falhas que a obra não é feita corretamente, frequentemente recaindo sobre o pastor ou outros membros fieis, contudo, já sobrecarregados. O mais triste é que estas pessoas falham, não sendo fieis no pouco, portanto não procedem no crescimento até poder assumir responsabilidades ainda mais importantes, que antes foi o desejo delas. "Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor." (Mateus 25:21)

            Estevão foi um dos escolhidos para ser apenas um diácono (pois, seria assim que alguns designariam o cargo), para servir as mesas. Ele não reclamou disto, mas serviu até que uma nova oportunidade se apresentou, e Deus vendo sua fidelidade abriu uma gloriosa oportunidade para ser ainda mais útil para Deus. No entanto, esta oportunidade resultou na sua morte e o identificou como o primeiro mártir da Igreja. A vida foi curta, todavia muito útil para o reino de Deus.

            O curso da vida de Filipe foi bem diferente, tendo sido inicialmente escolhido com Estevão para ser um dos diáconos. Ele foi a Samaria e teve muito sucesso, vendo multidões chegar à salvação. Do meio deste trabalho maravilhoso Deus o chamou para deixar o sucesso para ir evangelizar um homem só num lugar deserto. Conforme a história extrabíblica relata, este eunuco voltou ao seu país e serviu de estopim de um grande derramamento do Espírito Santo naquele lugar.

            Em Atos 9:10, Ananias aparece do nada para ser usado por Deus para evangelizar, batizar e fazer imposição de mãos sobre Paulo para ele poder receber sua cura e o Espírito Santo. Todos nós somos como peões no jogo de xadrez. Estas peças podem ser sacrificadas para ganhar uma posição melhor no jogo e ganhar a vitória. Deus pode usar qualquer um assim, como no caso de Estevão.

            "Lembra-lhes que se sujeitem aos que governam, às autoridades; sejam obedientes, estejam prontos para toda boa obra..." (Tito 3:1)  Nosso pedido a Deus deve de ser: Deus, use-me. No entanto devemos seguir o conselho deste versículo: "estejam prontos para toda boa obra..." Esteja sempre pronto e preparado, pois não sabe quando Deus necessitará de você. Pode não ser o que você quer fazer, contudo, será útil para Seu Senhor.

Philip D. Walmer