>
 

Deus, Use-me! - 8

Número 8

 

            "Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares." (Josué 1:9)

            É muito encorajador ler nas páginas das Escrituras Sagradas as lindas histórias dos homens e mulheres que Deus chamou para fazer Suas obras. Deve encorajar o coração de qualquer um que sente a chamada de Deus entender nestas histórias que Deus jamais abandou Seus escolhidos enquanto eles andavam de acordo com Sua orientação e mandamentos.

            No pano de fundo do texto acima, Moisés, sucedido líder do povo de Israel por volta de quarenta anos morreu. Repentinamente, Josué, que serviu de auxiliar de Moisés é impelido para a posição que Moisés ocupava fielmente por mais de quatro décadas. Josué sente sua incapacidade, e expressa seus temores face às grandes responsabilidades que recaíram sobre seus ombros. Deus, no entanto, o faz lembrar quem o chamou, e é bom que cada um no dia de hoje que tem a chamada de Deus se lembra quem o chamou. Ter a chamada de Deus é diferente do simplesmente escolher o ministério por profissão, que obviamente é o que acontece em mais casos que a gente quer reconhecer. Quem não tem uma real chamada de Deus não deve jamais entrar no ministério, pois não pode contar com o auxílio de Deus enquanto procura preencher um cargo pelo qual não tem por vocação da parte de Deus. Pode ser usado de outra forma. Era por esta razão que escrevi anteriormente que Deus é o dono da caixa de ferramentas (Igreja) e somente Ele tem o direito e sabedoria para escolher a ferramenta correta para a obra que deseja fazer. Deus cumpriu Sua promessa e orientou Josué de tal forma que ele guiasse o povo para grandes vitórias e a conquista da terra prometida.

            Esta promessa em não difere de uma bem semelhante feito aos discípulos de Jesus em Mateus 28:20: " E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século." Seguindo a sequência do ministério destes primeiros apóstolos pelo Livro de Atos, é possível afirmar que a promessa foi cumprida ao pé da letra. Era a confiança que estes escolhidos de Jesus tinham nas Suas promessas que os fez corajosos, homens que não temiam outros homens e pessoas prontas para abraçar qualquer tarefa à qual foram chamados. Por este motivo, nós, nestes dias modernos podemos abraçar as tarefas a nós confiadas com certeza absoluta que Deus estará conosco da mesma forma, pois Deus não mudou: "Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre" (Hebreus 13:8)

            Em Atos capítulo vinte sete; Paulo enfrenta uma situação muito temerosa. Havia ampla razão para ele, como qualquer outro, temer os resultados do julgamento vindouro, bem como a tempestade atual. Chegou uma mensagem específica para ele com muitos detalhes: "Porque, esta mesma noite, um anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo, dizendo: Paulo, não temas! É preciso que compareças perante César, e eis que Deus, por sua graça, te deu todos quantos navegam contigo. Portanto, senhores, tende bom ânimo! Pois eu confio em Deus que sucederá do modo por que me foi dito." (Atos 27:23-25)

            Irmão, não teme para orar: "Deus, use-me", pois quem chamou, acompanhá-lo-á bem de perto.

Philip D. Walmer