>
 

Nascido...

 

            Segurar uma criança recém-nascida nos braços é segurar um milagre. Quantas vezes fiz isto com meus filhos, meus netos e os filhos dos outros. Examino os dedos, pés, e mãos, bem como a face com todos os seus detalhes, de boca, nariz, olhos e etc. A formação tão perfeita de cada membro é um milagre, que pode ser somente a obra de um criador divino em tudo, e certamente não é o produto de evolução, como alguns querem imaginar. 

            Levando este e outros por menores da vida para o lado espiritual, é fácil entender o milagre do Novo Nascimento. Da mesma forma que é impossível para o ser humano evoluir do nada ou mudar sua natureza pelo simples querer, é impossível para um ser humano se transformar do ser nascido no pecado em uma pessoa aceitável a Deus e agradável aos demais outros seres humanos em volta.

            Era diante da impossibilidade do homem se transformar que Jesus disse a Nicodemos: "Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, a não pode ver o reino de Deus." e "Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus." (João 3:3 e 5) Os Judeus possuindo numerosas leis e mandamentos procuravam via um esforço humano viver uma vida agradável a Deus e compatível com aquilo que Deus exigia deles. Séculos de tempo e gerações de pessoas falhas provou que é impossível para o ser humano mudar a sua natureza. Ele necessita de Deus, e sem Ele jamais haverá o paraíso que todos almejam.

            O que nasce vaca, vaca é até morrer. O que nasce cachorro, cachorro é até a morte o recolher. Um animal não pode se transformar em outro animal, nem se transformar em ser humano. Quem nasce na carne e no pecado, que é o destino do todo ser humano, não tem condições de mudar o que é. Por isso Jesus disse a Nicodemos: "O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo." (João 3:6-7)

            Parece que João teve uma perfeita compreensão do Novo Nascimento, pois em I João 3:9 ele elabora uma verdade, talvez difícil de entender que na realidade explica o que deve de ser a profundeza do Novo Nascimento. "Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus." Considera a verdade desta passagem em I João 4:7-9: "Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele."  Também desta de I João 5:1-2: "Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido. Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e praticamos os seus mandamentos."

            Sim, importa que sejamos nascidos de Deus, pois somente assim podemos praticar seus mandamentos e ser eternamente salvos.

Philip D. Walmer