>
 

Escolhido

 

            "... assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor..." (Efésios 1:4)

            Ainda posso me lembrar dos jogos e brincadeiras dos quais participei durante os anos da minha criancice. Normalmente haveria dois ou mais times. Alguns alunos seriam escolhidos para ser os capitães dos times e cabia a eles o direito de escolher os membros do seu time de entre os demais alunos da classe. Eu nunca fui muito popular, e normalmente não fui escolhido logo no início. No entanto, queria pertencer a um time com alunos aptos para jogar bem e sair vitorioso.

            Várias vezes em momentos de louvar e adoração a Deus, sentindo tão maravilhosamente abençoado por Ele, eu fui induzido a refletir com respeito da minha vida. Graças a Deus eu nasci sendo o filho mais velho em família de pais cristãos, mas uma família pobre. No lugarejo onde morávamos não havia uma igreja de nossa fé. Para assistir cultos era necessário viajar uma distância razoável considerando o carro e as condições das estradas. A vida na igreja não era bem normal devido a distância e o fato que não era uma que pregava o Evangelho completo.

            Apesar destas dificuldades, se tornou óbvio que Deus me escolheu para ser um servo Seu. Aos oito anos de idade tive uma experiência maravilhosa de arrependimento, aos 10 anos, fui batizado nas águas em o Nome de Jesus, aos onze recebi uma experiência tremenda ao ficar cheio do Espírito Santo e no ano seguinte Deus me chamou para o ministério. Fui escolhido!

            Ser escolhido pelos homens ser isto ou aquilo é bom, mas ser escolhido por Deus é algo que não tem explicação. No entanto, ser escolhido não é meramente um privilégio, contudo, uma responsabilidade. Veja as palavras de Pedro que reforçam o que tem em nosso texto acima: "Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo." (I Pedro 1:14-16)

            Deus jamais chamou alguém do mundo para continuar no mundo, praticando tudo que diante Dele é indecente e repugnante. É necessário que cada crente reconheça que Deus não chama pessoas simplesmente para abençoá-las com gozo, felicidade, boa saúde, riquezas e outras coisas tais. Veja a razão da sua chamada em I Pedro 2:9: "Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz..."

            Veja em Efésios 5:27 o que é esperado da Igreja a ser apresentada por Jesus Cristo ao Pai Eterno: "... para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito." (Efésios 5:27) É quase impossível imaginar viver desta forma em nosso mundo corrupto. Mas Deus nos deu Seu Espírito Santo para habitar dentro de nossos seres para que sejamos equipados com o poder necessário para viver acima da degradação deste mundo. Graças a Deus por seu dom maravilhoso! Sou um Escolhido de Deus!

Philip D. Walmer