>
 

Aperfeiçoados

 

            "Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças. Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo; porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade. Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade." (Colossenses 2:6-10)

            Uma das coisas que mais detesto fazer é deixar algum trabalho incompleto. Isto não quer dizer que nunca fiz, mas simplesmente que não gosto de fazer, e fico incomodado por dentro quando sei que foi necessário por alguma razão deixar algo incompleto. Um exemplo é o prédio de três pisos que planejei edificar atrás da igreja de Alvorada, RS. Simplesmente não havia recursos para tocar a obra para frente. Fico muito contente que com a melhoria da economia brasileira, pastor Carlos Roberto tem conseguido dar continuidade nesta obra importante. Fiquei contente poder ajudar por alguns meses nesta edificação.

            No entanto, o que me incomoda ainda mais que uma obra material incompleta é ver a obra espiritual incompleta na vida de pessoas que vieram a Cristo, iniciaram a caminhada com Ele, mas por alguma razão, desleixo ou falta de vontade não foram adiante na sua experiência com Deus. Paulo lamentou a mesma situação na igreja de Corinto: "Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais." (I Coríntios 3:2) A carnalidade que existia na vida dos membros da igreja não permitiu que Paulo e seus auxiliares levassem os membros da igreja para experiências ainda mais excelentes do que as iniciais.

            O escritor do Livro de Hebreus evidentemente enfrentou uma situação semelhante em algum lugar, pois escreveu estas palavras em Hebreus 6:1-2: "Por isso, pondo de parte os princípios elementares da doutrina de Cristo, deixemo-nos levar para o que é perfeito, não lançando, de novo, a base do arrependimento de obras mortas e da fé em Deus, o ensino de batismos e da imposição de mãos, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno."

            Infelizmente existem crentes que ficaram atolados nas coisas elementares do Evangelho de Cristo e deixaram de crescer espiritualmente. Estes são aqueles que andam sempre em fraqueza espiritual, se desviam, voltam, se arrependem, dando entender que agora a coisa vai progredir na vida espiritual. Tristemente isto não acontece em todos que venham a Cristo, a não ser que estas pessoas venham a reconhecer que Deus tem muito mais para elas que a euforia de pecados perdoados e o preenchimento do Espírito Santo.

            Pais se preocupam quando seus filhos não se desenvolvem dentro dos parâmetros normais. Com tantos meses devem poder sentar sozinhos, começar engatinhar, com mais ou menos um ano caminhar e até dois anos falar muitas palavras. Analisa sua própria vida espiritual para ver o seu nível espiritual. Não importa quantos anos de crença tem, mas o nível de maturidade que alcançou durante estes anos de fé. Cresceu? Progrediu? Amadureceu? Nota a seguir a vontade de Deus para você: "... até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo..." (Efésios 4:13)

Philip D. Walmer