>
 

Verdade

 

            "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade." (João 17:17) "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." (II Timóteo 2:15)

            Todo mundo gosta de comer fora de casa e especialmente se for num restaurante que oferece um muito amplo Buffet, que tem uma seleção grande de saladas e pratos quentes. Assim é possível escolher o que mais agrada o paladar individual. Ninguém que frequenta tal restaurante é obrigado comer um pouco de tudo, pois tem liberdade para escolher o que mais lhe agrada. É por isso que tais restaurantes têm larga aceitação na sociedade. Em 1959 eu conheci a primeira casa assim durante meu primeiro ano de seminário. Com certa frequência os rapazes seminaristas foram para o restaurante para apreciar esta variedade e poder comer a vontade, variando do cardápio restrito servido no seminário. É bom poder comer assim, pois agrada muito o paladar.

            Infelizmente a maioria dos crentes de hoje trata a leitura bíblica da mesma forma, lendo somente o que mais lhes agrada. Ah! É possível ouvi-los. Como eu gosto do Salmo 23 que muito me anima. Ou como eu gosto de ler João 3:16, Romanos 8:37, Filipenses 4:13, Mateus 7:7, Gálatas 6:7, entre outras passagens. Agora, vou até insultar alguns dos leitores por dizer que nem sabem o que algumas destas passagens dizem sem as procurar na Bíblia. Que pena, não é?

            A falta de ser leitor assíduo da Palavra de Deus é a razão por que há tantos crentes espiritualmente anêmicos, fracos, derrotados, frequentemente desviados e certamente não são vencedores. Crianças frequentemente desenvolvem gostos para determinados alimentos, que nem sempre fazem bem à saúde. Pais sábios insistem que elas comem até o que não gostam para poder desenvolver boa saúde e resistência às doenças transmissíveis. Deve ser diferente quando eu ou seu pastor continuamente encorajamos as pessoas sob nosso ministério para ler mais e mais da Palavra de Deus?

            O texto acima declara que a Palavra de Deus é verdade. Nota: Não diz que é uma verdade que abriria o leque para a ideia que poderia haver outras verdades. A palavra de Deus é a verdade absoluta, e é possível ler toda Ela com a plena certeza que toda Ela fará bem à saúde espiritual e que proporcionará vitória para o crente. O crente jamais terá saúde forte e resistente às doenças espirituais a não ser que come bem do alimento que proporciona esta saúde. Não tem tempo, você diz? Você usa esta mesma desculpa em relação às refeições de alimento natural? Não, de jeito nenhum, de fato você frequentemente demora bastante para degustar e saborear as delícias feitas por sua mãe, esposa ou cozinheiro profissional. Por que é que a maioria dos crentes acha tão difícil fazer a mesma coisa com o alimento espiritual que vem da Palavra da Deus?

            A Palavra de Deus não contém a verdade, todavia é, sim, é, a verdade. Portanto Ela merece consumo diário. Aos filhos falamos: come suas ervilhas, vagem, salada, brócolis, entre outras verduras, pois como pais, sabemos que os filhos necessitam destas coisas para ter boa saúde e resistência às doenças. Eu sei que você jamais resistirá às doenças espirituais sem amplas doses diárias da Palavra.

            Philip D. Walmer