>
 

Satisfeito? 3

Número 3

 

            Os meios de comunicação contêm cada dia os relatos de pessoas que morrem por causa dos efeitos de bebidas alcoólicas, do uso de tabaco, do uso de drogas ilícitas ou overdose das mesmas. Também na lista são as drogas receitadas, que por serem usadas sem receita para induzir um sentimento de euforia ou bem estar acabam viciando e matando. Apesar deste cenário trágico no mundo inteiro, milhões continuam o uso destes produtos, correndo risco a sua saúde e possível morte. A busca do bem estar pelo ser humano tem o aterrorizado desde a queda do homem no Jardim do Éden. Sim, Deus criou o ser humano para ser alegre, despreocupado, e de ter vida eterna, mas o homem abriu mão destas bênçãos por pensar que havia algo de especial e desejável no fruto proibido, uma experiência que ele estava perdendo; portanto tomou, comeu e trouxe uma maldição sobre toda a raça humana por um simples ato de desobediência.

            Expulsos do paraíso que Deus plantou especialmente para eles, Adão e Eva começaram uma vida sem a presença perpétua de Deus. No entanto, havia pessoas, como Davi, que por sentir fome e sede de Deus buscavam diligentemente por Ele. Davi descobriu uma nova dimensão de vida em Deus e a descreveu assim: "Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente." (Salmos 16:11)

            O segredo de descobrir a plenitude de vida e uma satisfação completa está no buscar a Deus com sinceridade e O amar de todo seu coração. "Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei. Saciá-lo-ei com longevidade e lhe mostrarei a minha salvação." (Salmos 91:14-16) Veja no versículo acima quantas bênçãos Deus promete àqueles que se apegam a Ele.

            Jesus, vendo uma mulher que não estava satisfeita com sua vida, e que buscava satisfação com vários maridos, estendeu para ela um meio para finalmente descobrir a satisfação elusiva que procurava sempre no lugar errado. "Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna." (João 4:13-14)

            Jesus, assistindo uma das maiores festas religiosas dos Judeus, mirava multidões em busca de algo que poderia satisfazer seu ser mais íntimo, contudo sem sucesso; ofereceu-lhes uma solução definitiva. Sim, uma solução definitiva. "No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem..." (João 7:37-39)

            A promessa de Jesus não é de um pingo de alegria ou satisfação, mas de ter fluindo do íntimo do ser um rio de água viva.

            Nas promessas acima não vejo nada que poderia faltar na vida do ser humano, se ele buscar e amar Deus com toda a sua força. Por que, então, é que os homens fazem um desvio de Deus e procuram ainda a satisfação em coisas que custam muito dinheiro, debilitam a saúde e traz a morte precoce, e que acabam condenando-os para o inferno de tormento eterno?

 Philip D. Walmer