>
 

Valores 1

Número 1

 

            Você, como eu, provavelmente fica meio perplexo ao ver as coisas que determinadas pessoas concederam como valiosas. Algumas têm coleções de coisas sem grande valor comercial, mas para elas são de grande valor. Há pessoas que têm coleções de carros antigos, outras de móveis antigos, e outras coisas notáveis dos tempos passados. Não estou criticando, pois cada um pode gastar seu dinheiro como acha melhor.

            No entanto, sendo que estes devocionais são dirigidos principalmente às pessoas que abraçam Jesus Cristo como único suficiente Salvador; creio que é de valor, tanto aqui neste globo terrestre como na futura morada celestial, considerar o que é de valor real e eterno. É muito fácil perder de vista o que tem valor eterno. Pessoas, até pessoas que pelo menos alegam serem cristãs, têm perdido por completo a noção do que é realmente de valor eterno. Eles pensam apenas em termos terrestres, mundanos, e têm suas mentes condicionadas pelo modo de pensar dos que não nutrem a esperança de habitar na morada celestial. Veja com atenção o que o apóstolo Paulo determinou como pensamentos que devem preencher a mente do crente:

 

"Finalmente, irmãos,

tudo o que é verdadeiro,

tudo o que é respeitável,

tudo o que é justo,

tudo o que é puro,

tudo o que é amável,

tudo o que é de boa fama,

se alguma virtude há e

se algum louvor existe,

seja isso o que ocupe o vosso pensamento."

(Filipenses 4:8)

 

            Será que Deus está satisfeito com uma pessoa que Ele transformou de pecadora para uma regenerada, que agora permite que seu modo de pensar seja igual aos mundanos em volta? Devido aos muitos falsos pregadores (não digo pastores, pois não são), uma grande maioria de crentes hoje em dia consideram como "bênção" apenas valores financeiros, artigos que se adquirem com dinheiro e a acumulação de coisas que na melhor das hipóteses são temporais.

            Jamais direi que é errado possuir uma casa, um carro, móveis, roupas adequadas para seu nível social, entre outras coisas. No entanto, o erro é de deixar estas coisas dominar a vida e os pensamentos, que frequentemente é o que está ocorrendo. Com tristeza eu me lembro de um dito ministro com o qual tive vários encontros. Porém, em nenhum deles o assunto das conversas foi em torno de coisas espirituais, contudo sempre acerca do seu negócio e o dinheiro que ele estava ganhando. Finalmente, em outro encontro, ele se gabou de ter atingido a fama de ser milionário. Será que ele nestas alturas de sucesso financeiro e social considerou a história bíblica do homem que se tornou rico?

            "E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância. E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus."

Philip D. Walmer