>
 

Valores 2

Número 2

 

            Não são poucas as pessoas cristãs que alegam não ter tempo para ler a Palavra de Deus e orar. Alegam que tem que levantar cedo para ir ao trabalho e que chegam tarde a casa. Isto provavelmente é a verdade, mas segura firme enquanto desmonto esta escusa. (Eu me lembro de tentar dar escusas para meu pai por comportamento indevido. Ele classificou uma escusa como uma casca de razão recheado de mentiras. Na maioria das vezes é perto da verdade.) Em primeiro lugar quase todos tem algum modelo de telefone que permite fazer um download da Bíblia em modo digital, e grátis. Assim você poderia ter toda a Bíblia ou pelo menos uma parte Dela em forma digital em quanto viaja de ônibus para o local do seu trabalho. Em alguns casos é possível fazer um download da Bíblia em modalidade de áudio, e assim poderia ouvir via fones de ouvido, ou caso estivesse em veículo particular deixar seu telefone tocar em quanto dirige para o seu trabalho ou em enquanto trabalha como motorista.

            A leitura da Palavra de Deus pode ser feita em pequenas porções. Eu montei uma escala que requer apenas a leitura de 20 - 30 versículos por dia. Fiz várias experiências com várias pessoas e descobri que todas as passagens selecionadas podem ser lidas em cinco minutos ou menos. Será com isso Deus vai aceita sua escusa de não participar da Palavra Dele diariamente?

            Pastores e ministros de todos os níveis ficam tristes com a fraqueza espiritual do povo, com o desvio de muitos crentes, alguns com anos de fé. O que aconteceu? Ficaram desnutridos por falta de comer do Pão da Vida. Como é que o crente vai viver e sobreviver neste mundo que jaz no maligno? Desde o Antigo Testamento Deus afirma a eficácia da Sua Palavra para manter a vida espiritual. "Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor viverá o homem." (Deuteronômio 8:3)

            Na sua primeira tentação, quando o diabo usou incorretamente a Palavra de Deus, Jesus citou o versículo acima, que desmontou a artimanha do diabo. Muitos e muitos crentes ficam presos fáceis do diabo, pois desconhecem a Palavra de Deus que deve de ser a arma do Espírito Santo que habita no crente. (Efésios 6:17)

            A Palavra do Senhor está sendo desprezada de uma forma inédita nos dias atuais. No lugar Dela há bandas musicais, cantores, corais e etc. que hoje ocupam a maior parte tempo nos cultos. Não é anormal ter uma hora ou mais de cânticos e apenas 15 - 20 minutos para a pregação da Palavra, que frequentemente sai sem a unção do Espírito Santo das bocas de homens e mulheres que não se prepararam com jejum e oração. Digo, sem medo de errar, que há razão pela fraqueza da Igreja do século vinte e um. Pode ter a maior assistência de todos os tempos. No entanto, quantos dos que ocupam lugares na igreja são de fato salvos e prontos para subir no dia do arrebatamento da igreja?

            Aí da igreja moderna de Laodicéia que quer ser renomada entre os populares e espirituais, mas de acordo com aquilo que Deus vê ela é: "... infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu." (Apocalipse 3:17)

Philip D. Walmer