>
 

Valores 3

Número 3

 

            Quanto vale sua alma? Esta é a pergunta mais importante que você terá de responder no curso da sua vida. Talvez você nem acredite que o homem tem alma, no entanto a Bíblia, que relata acuradamente a criação de todas as coisas pelo Senhor Deus onipotente e declara que há uma diferença entre a carne dos animais, répteis, aves e animais marinhos e o ser humano. "Nem toda carne é a mesma; porém uma é a carne dos homens, outra, a dos animais, outra, a das aves, e outra, a dos peixes." (I Coríntios 15:39) Em nenhum lugar na Palavra de Deus é dito que os animais tem alma. No entanto, com respeito à criação do homem a Bíblia declara o seguinte em Gênesis 2:7: "Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente." Isto não é relatado em relação aos animais.

            Deus fez o homem uma alma vivente, com a possibilidade de vida eterna. Ele criou o homem com uma inteligência superior do que qualquer outra criatura da sua criação. Deus lhe deu autoridade, mas com a autoridade responsabilidade. Aos homens é requerido que se apresentam diante de Deus para serem julgados com respeito as suas obras no decorrer da vida. Isto não é requerido dos animais e outras criaturas de Deus.

            Por ter recebido uma alma originalmente no momento da criação, o homem passou a gerar outros seres humanos também com almas, apesar da sua etnicidade. Desta alma o homem terá de prestar contas diante do seu criador. O que entristece é como atualmente a grande maioria dos seres humanos ignoram este fato, o rejeitam a verdade de um juízo final. Por isso vivem uma vida direcionado exclusivamente para agradar a carne, ignorando parcial ou totalmente o que é necessário fazer para salvar a alma. A Bíblia declara; "Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá." (Ezequiel 18:4) De acordo com esta declaração nenhum homem é dono da sua alma, porém todas pertencem ao Senhor. Por ter recebido uma alma emprestada, que possui tem o encargo de salvá-la. Se o homem não obedecer às ordenanças de Deus ele perderá sua alma, e assim perder o que é de mais valor. "Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?" (Mateus 16:26) Marcos 8:34-37 repete a mesma mensagem e verdade. "Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Que daria um homem em troca de sua alma?"

            Esaú tocou a alma dele por um prato de comida. Judas trocou sua alma por apenas 30 moedas de prata. Demas trocou sua alma por amor ao mundo. E você? Vai servir a Deus com fidelidade ou trocar sua alma que tem mais valor que os tesouros do mundo por uma noite de prazeres sexuais, bebidas alcoólicas, drogas, farra, festas e etc.? Se fizer isto perderá o que tem de mais valor.

Philip D. Walmer