>
 

Atendimento

 

            Uma das maiores preocupações do cristão é o atendimento das suas orações feitas para o único Deus Todo-Poderoso. É com razão que alguém se preocuparia com isso, pois a Palavra de Deus está repleta de promessas de atendimento às orações dos que buscam a Deus. Quando as orações não são atendidas o desanimo toma conta do coração, que eventualmente levará esta pessoa a não orar mais. Assim, o diabo ganha a batalha para a alma de quem deve orar e também da alma de quem seria o objeto das orações e interseções. É fácil entender que o atendimento às orações do crente é de grande valor, pois elas são o único meio de comunicação entre Deus e seus filhos.

            Sendo que o valor da oração é bem conhecido, muitos ainda indagam a si mesmos por que suas orações não são atendidas. É claro que ninguém pode culpar a Deus, pois Ele é fiel e cumpre fielmente suas promessas. Sendo que não é possível descobrir falhas da parte de Deus, se torna necessária, então, dizer que a falha deve de ser da parte de quem ora.

            Algum tempo atrás Deus me levou a meditar nesta passagem de Salmos 66:18: "Se eu no coração contemplara a vaidade, o Senhor não me teria ouvido." (RA) "Se eu atender à iniquidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá..." (COR) "Mas, se eu tivesse guardado maus pensamentos no coração, o Senhor não teria me ouvido." (NTLH)

            Alojar iniquidade (maus pensamentos, pecados, transgressões dos mandamentos de Deus) no coração coloca qualquer um em posição de não poder ter suas orações atendidas. Por quê? Conforme a passagem de Salmos acima, Deus não ouve a oração que procede do coração que se aloja o que Deus aborrece. Em toda a Palavra de Deus, o servo do Senhor é constantemente alertado à necessidade de cuidar, guardar e manter seu coração em dia com Deus. Conforme os ensinamentos da Palavra; é do coração que procede toda espécie de mau. Jeremias 17:9 descreve o coração de maneira assustadora: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" Em Mateus 15:18-20 Jesus salienta o que corrompe o coração do ser humano: "Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. São estas as coisas que contaminam o homem..."

            É por isso que o homem que quer suas orações respondidas deve observar o conselho de I Coríntios 11:28: "Examine-se, pois, o homem a si mesmo..." Não, o homem não pode purificar a si mesmo, mas quando ele faz o autoexame e determina que há iniquidade nele, o ato simples de confessar, se arrepender e deixar de cometer resulta no perdão e purificação. (I João 1:9) Ele então se torna um homem justo, não por obras boas, mas pelo poder do sangue de Jesus, sendo, então, qualificado aproximar-se ao trono de Deus com suas petições, e ter a base firme de Tiago 5:17: "Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados.  Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo." Sim... "Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo."

Philip D. Walmer