>
 

Um Caminho Puro - 2

Número 2

 

            "De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra." (Salmos 119:9)

            Sei que alguns poderiam se aborrecer-se comigo por enfatizar tanto a leitura e memorização da Palavra de Deus. No entanto, lamento dizer, que estou com razão. Como no versículo texto, como em muitas outras passagens da Bíblia, Ela mesma ilustra o poder da Palavra na vida do crente. Sim, o poder que Ela tem é notável. É um poder inestimável na vida de qualquer um que se esforça para fazer como Davi disse: "Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti." (Salmos 119:11RA) "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti." (COR) Se a Palavra é guardada ou escondida no coração, Ela está segura. Está em lugar de onde nada ou ninguém poderá A arrebatar, quer dizer amigos, familiares, colegas, falsos profetas, e até o próprio diabo. A Palavra no seu coração, A coloca sã e salva de qualquer força exterior. A Bíblia em sua forma impressa não é uma espécie de amuleto que pode ser carregada debaixo do braço que dá poder, sorte, proteção e etc. A Palavra de Deus é poderosa, mas apenas quando Ela está no cofre do seu coração.

            Têm muitos crentes caindo na tentação e no pecado todos os dias. Se fosse fazer um exame da grande maioria deles com respeito seu conhecimento da Palavra de Deus, a conclusão seria surpreendente pela falta de conhecimento. Veja! Em Mateus 4:1-11 a Bíblia relata a tentação de Jesus. É de grande importância notar que o diabo citou a Palavra de Deus, mas aplicou erradamente. Isto é o caso de muitos falsos profetas nos dias de hoje. Jesus respondeu às três tentações citando a Palavra de Deus, contudo corretamente. Agora, Ele não tinha um Novo Testamento de bolso, e nem carregava um pesado rolo das escrituras, mas do seu conhecimento respondeu e rebateu as tentações. Após três vezes o diabo O deixou. O diabo não pode contra a Palavra usada corretamente.

            Quando você está cheio do Espírito Santo, este mesmo Espírito que reside no seu ser faz uso da Palavra que você escondeu no coração, e esta Palavra se torna a Espada do Espírito. "Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus..." (Efésios 6:17) "Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração." (Hebreus 4:12)

            Esta espada não é sua, mas do Espírito. É o Espírito que vai usar no momento propício e a usar com muita eficácia, porque o Espírito é hábil no uso Dela. Qual é seu encargo e responsabilidade nesta operação? Simples! Esconder, guardar e renovar a Palavra dentro do seu coração, pois assim fazendo, a Palavra está à disposição do Espírito na hora de necessidade. Renova a Palavra dentro do seu coração diariamente. Ora e renova o Espírito Santo dentro do seu ser diariamente, e assim vai vencer e jamais cairá na cilada do diabo, e nem as dos falsos profetas. Esta obra em conjunto permite que você vença... sempre!

Philip D. Walmer