>
 

Um Caminho Puro - 4

Número 4

 

            Sem dúvida você já comeu pepino, couve-flor, cebola e outras coisas do gênero em conserva de vinagre. Desde muito tempo o vinagre é conhecido como um potente e eficiente produto para conservar verduras, carnes e outras coisas. O vinagre não permite a degeneração destes produtos, pois tem um poder conservador. De nossa horta, colhemos muitos pepinos no verão norte americano passado e minha esposa, usando receitas antigas, fez muitos litros de conservas que estamos degustando meses depois no inverno atual.

            Ao longo dos anos eu tenho comparado a Palavra de Deus na vida espiritual como o vinagre na preservação de produtos da horta. Meus pais também consideraram esta Palavra como um eficaz preservador da vida cristã, por tanto, pai e mãe leram esta Palavra para mim desde a minha infância. Quando eu aprendi ler, uma Bíblia foi comprada para mim. Aí eu comecei ler juntos com os pais. Assim a Palavra foi gravada dento do meu ser de uma forma indelével. Além do mais, no decorrer da minha de criança e adolescente, comportamento que meus pais consideraram com errado frequentemente foi punido por eu ser obrigado escrever um versículo bíblico, aplicável à situação, várias dezenas de vezes em um quadro negro que minha mãe tinha para tais ocasiões. Sim, gravei e escondi a Palavra de Deus no meu ser. É lamentável, mas na maioria de lares cristãos a Bíblia é raramente aberta, mas novelas de televisão são assistidas por horas a fio. A moralidade desta geração é aprendida de atrizes e atores, que bebem, usam linguagem torpe, brigam, traem, pula de cama em cama em relações sexuais condenáveis. Estas coisas são tratadas como comportamento normal e aceitável. Pode ser na sociedade moderna, mas na economia de Deus, estas coisas continuam sendo condenáveis e dignos de punição eterna.

            Irmãos e irmãs, pais e mães, quando é que vai começar conservar a vida cristã dos seus filhos, dando lhes um banho do vinagre conservante da Palavra de Deus diariamente? Bem, talvez seja necessário perguntar primeiro quando é que os pais começarão dar valor a Palavra de Deus. Não diz que dá, pois a evidência ao contrário está aparente na sua vida. Quando eu era criança, frequentar a Escola Dominical era uma das atividades prediletas da semana. Mas hoje, nem os pais supostamente crentes frequentam a Escola Dominical, e, portanto, seus filhos não dar o mínimo de valor aos ensinamentos básicos apresentados nestas escolas. Os professores estão cada vez mais desmotivados pela baixa assistência. Noites de estudos bíblicos nas igrejas, em todas ou quase todas; a assistência é apenas uma pequena fração dos shows (sei que não vai gostar desta palavra, mas em muitos lugares é a realidade) de domingos.

            Vamos considerar um resumo do que escrevi acima. O suposto crente não frequenta a Escola Dominical, não frequenta os estudos bíblicos da igreja, não abre a Bíblia para um devocional particular, e não lê a Palavra de Deus para seus filhos. Pergunto... De onde o crente e seus filhos aprenderão acerca do Caminho Puro? Onde aprenderão a moralidade de Deus? Como salvarão suas almas quando nem ao menos conhecem os requerimentos de Deus por faltar na tarefa necessária e essencial de guardar e esconder a Palavra de Deus nos seus corações?

            Está irado comigo por falar tão francamente? Pode se irar. Assim Israel fez com os profetas que Deus mandou para a nação. Todas sofreram perseguições, foram encarcerados, chicoteados, mal tratados de muitas formas e nem poucos mortos. O final? Deus puniu severamente aquela nação, mas com respeito aos profetas a Bíblia diz em Hebreus 11:38: "... homens dos quais o mundo não era digno..." (Leia Hebreus 11:35-40)

Philip D. Walmer