>
 

Incredulidade - 1

Número 1

 

            "Admirou-se da incredulidade deles. Contudo, percorria as aldeias circunvizinhas, a ensinar." (Marcos 6:6)

            A passagem de Marcos 6:1-6 relata a visita de Jesus a Nazaré, cidade onde Ele morou durante a maior parte da sua vida e onde Ele aprendeu a profissão de carpinteiro. Ele era conhecido por causa da sua profissão nesta cidade pequena. Mas, saiu de lá, foi batizado por João Batista e começou seu ministério em outros lugares. Mas finalmente voltou as suas raízes. Versículo três relata que a população da cidade se escandalizava Dele por ser um exímio professor da Palavra de Deus.

            A atitude do povo fez com que Jesus não podia fazer milagres e curou apenas poucos enfermos com a imposição de mãos entre o povo desta cidade, justamente por causa da incredulidade dos seus habitantes. (v. 5) Sei bem que Deus é o Todo-Poderoso e que Ele é capaz de resolver qualquer caso, no entanto Ele opera somente onde há fé.

            Na passagem bíblica abaixo um menino endemoniado é levado até onde Jesus estava. Os discípulos não tiveram sucesso em expulsar o espírito maligno, portanto seguiu o discurso abaixo. Notável é que Jesus necessitava uma expressão de fé da parte do pai do menino, mas o homem reconhecendo a incredulidade do seu coração, respondeu que creu, mas implorou para Jesus lhe ajudasse a crer.

            "Então, Jesus lhes disse: Ó geração incrédula, até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei? Trazei-mo. E trouxeram-lho; quando ele viu a Jesus, o espírito imediatamente o agitou com violência, e, caindo ele por terra, revolvia-se espumando. Perguntou Jesus ao pai do menino: Há quanto tempo isto lhe sucede? Desde a infância, respondeu; e muitas vezes o tem lançado no fogo e na água, para o matar; mas, se tu podes alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos. Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê. E imediatamente o pai do menino exclamou [com lágrimas]: Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé! [incredulidade]" (Marcos 9:19-24)

            O que é que reside no seu coração? Fé real ou incredulidade? Quem sabe que é com lágrimas que esta geração, sim esta geração da igreja, conclamasse a Deus para ajudar afastar a incredulidade dos seus corações. Sendo que Deus opera apenas onde há fé, pode ser a razão porque não tem milagres vistos com em tempos passados.

            "Disseram-lhe, então, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele respondeu: Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei... E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu!" Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram. (João 20:25 e 27-29)

            Jesus disse no seu discurso registrado acima: "Tudo é possível ao que crê." Para poder ver os milagres, prodígios, e sinais do primeiro século da Igreja, é necessário que os membros da Igreja de hoje voltem a crer como os discípulos antigos. O problema é que existem tantas coisas visíveis hoje que apelam para que a fé fosse posta nelas, quando Deus está almejando que todos tenham fé Nele para que Ele possa demonstrar seu grande poder no meio de Seu povo e uma geração que se tornou muito incrédulo.

Philip D. Walmer