>
 

Restaurado

 

            "Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Ainda dirão esta palavra na terra de Judá e nas suas cidades, quando eu lhe restaurar a sorte: O Senhor te abençoe, ó morada de justiça, ó santo monte! Nela, habitarão Judá e todas as suas cidades juntamente, como também os lavradores e os que pastoreiam os rebanhos. Porque satisfiz à alma cansada, e saciei a toda alma desfalecida. (Jeremias 31:23-25)

            Os estudiosos da Palavra de Deus entendem que a história da nação de Israel é sombra ou tipo da Igreja que estava por vir. As histórias de pessoas do Antigo Testamento fazem um paralelo do que acontece com membros individuais da Igreja desde sua fundação no Dia de Pentecostes. Portanto, a leitura da Palavra, e sim, do Antigo Testamento que muitos hoje em dia rejeitam, alegando que não tem mais relevância para os dias mais modernos, pode e deve ser uma mensagem viável para crentes nos dias atuais.

            Os livros dos profetas maiores e menores tratam de um período triste na história de Israel, pois com indivíduos e como uma nação se desviou dos caminhos puros do Senhor, indo para servir ídolos e deuses falsos, isto é, deuses que não era deuses, deuses sem poder e habilidade para efetuar qualquer obra positiva na vida da nação ou de pessoas individuais. Por que isto aconteceu, considerando as grandes obras que Deus fez por esta nação? Aconteceu porque a nação e seus moradores queriam ser iguais às outras nações em volta.

            Meu grande temor nestes anos do século vinte um, e o início do terceiro milênio desde a formação da Igreja com o derramamento do Espírito Santo, é que vejo uma forte tendência das pessoas e igrejas para anelar os costumes do mundo em volta, adotar suas obras e de maneira geral se tornar semelhante aos demais para não destacar, como eles pensam, de forma que traria certas formas de perseguições. No início da sua história, Israel não tinha rei, mas juízes e profetas através dos quais Deus falava. Israel, vendo as outras nações com reis, queria também ter um rei. Após muita insistência, Deus lhes concedeu um rei, contudo, diante de protestos e advertências acerca do que aconteceria. E aconteceu, pois estes reis, na sua maioria carnal, levou Israel a pecar, fazendo exatamente o que Deus previu.

            Nos livros dos profetas maiores e menores, a Bíblia nos dá longos relatos das mensagens destes homens de Deus à nação que Deus queria que se arrependesse. Isto é o que encontramos no texto acima. Deus fez grandes promessas, se Israel como nação abandonasse os deuses falsos, se entregando novamente à adoração do único Deus verdadeiro. O mesmo pode acontecer hoje na vida de quem se desviou, isto é, retornar ao Senhor para servi-Lo com exclusividade.

            Há promessas através das mensagens destes profetas de descanso, segurança, vitórias por agrupar-se novamente como nação que serve a Deus (Igreja do Senhor que não se mistura com o mundo) e um foco novo em relação do que Deus exige do seu povo. As promessas são muitas, firmes, verdadeiras e serão cumpridas se é que o povo de Deus faz conforme II Crônicas 7:13-15: "Se eu cerrar os céus de modo que não haja chuva, ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra, ou se enviar a peste entre o meu povo; se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. Estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar."

Philip D. Walmer