>
 

Dá-lhes de Comer

 

            "Porém ele lhes respondeu: Dai-lhes vós mesmos de comer. Disseram-lhe: Iremos comprar duzentos denários de pão para lhes dar de comer? E ele lhes disse: Quantos pães tendes? Ide ver! E, sabendo-o eles, responderam: Cinco pães e dois peixes." (Marcos 6:37-38)

            É fácil ficar sempre dependendo de Deus para fazer tudo por nós. A verdade é, no entanto, que Deus sempre quer envolver seus filhos nas obras que Ele faz.

            No texto acima, como em toda a história (Marcos 6:30-44) Jesus envolveu os discípulos na operação do milagre. Primeiro Ele disse aos discípulos para dar o alimento necessário para o povo se saciar. Eles logo indicaram que não tinha o suficiente, e nem o dinheiro para comprar o que seria suficiente para alimentar tanta gente. Jesus os mandou ver o que poderiam arrecadar entre o povo. O resultado foi apenas cinco pães e dois pequenos peixes. Na realidade era apenas um lanche para um menino. No entanto, Jesus deu uma ordem que foi obedecida e foi arrecado um pequeno início para o grande milagre que Ele operaria.

            É de grande valor aprender que Deus espera dos seus filhos se envolverem no milagre que Ele quer operar. Há sempre algo que Ele exigirá de quem necessita um milagre. Neste caso os discípulos organizaram a multidão. Eles descobriram o lanche do menino que seria a semente de um grande prodígio. Não deve ser esquecido que o menino perdeu seu lanche, contudo, no final comeu o mesmo tanto ou mais. Havia fé da parte dele, que também fez parte do milagre. Não é possível simplesmente ficar de braços cruzados esperando Deus para fazer tudo. É necessário fazer como a Bíblia fala de Noé: "Assim fez Noé, consoante a tudo o que Deus lhe ordenara." (Gênesis 6:22) E, quando os discípulos tinha feito tudo de acordo com suas habilidades e consoante tudo que Jesus mandou, eles saíram com apenas uns pequenos pedaços de pão e peixe no fundo de uma cesta, portanto por aí o milagre procedeu. No final, sobrou mais do que existia no início.

            Na história da grande pescaria, os discípulos, pescadores profissionais, lutaram a noite toda sem apanhar sequer um peixe. Jesus então, os mandou lançar a rede no outro lado do barco. Eles poderiam ter ficado ofendidos, pois eles estavam no seu ambiente fazendo o que eles mais bem entendiam fazer. No entanto, diante da ordem de Jesus eles lançaram a rede do outro lado do barco. Diante de sua obediência receberam um grande milagre. Temo que muitas vezes a igreja deste século não recebe os milagres que necessita por não ser totalmente obediente a Deus e Sua Palavra. Diante das grandes necessidades da igreja e seus membros, todos devem propor de coração ser sempre obediente a Deus, pois colherão benefícios.

            Em Atos capítulo três Pedro e João podiam operar um grande milagre que resultou na salvação de 5000 pessoas simplesmente porque naquele dia não tinham dinheiro para dar ao pobre mendigo. Repartiam sua fé com a imposição de mãos e a cidade toda foi abençoada. Que será que Deus quer fazer através de você por ser obediente e corajoso para tomar uns passos pela fé? Quantas pessoas você poderia beneficiar com cura e salvação? Ousa ser usado por Deus.

Philip D. Walmer