>
 

Escassez ou Plenitude? 1

Número 1

 

            Embora que a ganância não deve fazer parte da vida cristã, é surpreendente quantas pessoas vivem aquém de uma vida sadia e cheia de sucesso. Talvez em parte seja a falta de vontade de estudar ou voltar estudar para poder se empregar em empregos mais rendosos, ou são pessoas simplesmente contentes com uma vida abaixa da média, onde se contentam com a escassez permanente. Volto a repetir que a ganância desenfreada é contrária aos ensinamentos bíblicos, no entanto, para um cristão viver constantemente uma vida sem as coisas básicas que lhe permite ser bem aceito na sociedade, ou onde ele é motivo de zombaria não traz benefício nenhum a Deus e Sua Igreja. Jesus ensinou: "... Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui." (Lucas 12:15) No entanto, é necessário viver uma vida balançada, onde possui o necessário para viver aceitável na sociedade, mas não corre atrás de riquezas.

            Da mesma forma, fico triste de ver pessoas que vivem uma vida de escassez espiritual. Parece que vivem em um estado perpétuo de necessidade espiritual. Andam espiritualmente bem cambaleante, prestes a cair em qualquer momento. Elas não procuram a vida espiritual que Cristo veio para dar. "O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância." (João 10:10) O diabo (ladrão) quer lhe retirar a alegria, gozo, contentamento, em fim, tudo que Jesus Cristo veio para lhe dar. Esta promessa de Jesus é sua herança como filho de Deus, e você tem o direito de viver uma vida espiritual de abundância. No entanto há tanta gente que vive muito aquém desta vida, e reclamam que servir a Deus é difícil. E, pode ser difícil se não buscar com os exercícios espirituais que trazem a vida de plenitude espiritual.

            A leitura de II Reis capítulo 2 conta a história do fim do ministério de Elias e o início do ministério de Eliseu, seu sucessor. Ler esta história incentiva qualquer um para procurar com intensidade a vida de poder e plenitude que Eliseu queria após acompanhar Elias por algum tempo. Ao ler a história da Igreja primitiva o crente sincero deve anelar possuir o poder dos cristãos daquela época para poder beneficiar os conterrâneos de hoje. Eliseu, ao ser indagado por Elias acerca do que queria, simplesmente disse que queria uma porção dobrada do poder de Elias.

            Com este poder, Eliseu começou seu ministério por bater na água do rio Jordão e bradar: "Onde está o Deus de Elias?" Com o poder dobrado de Elias, ele exercitou anos de ministério nos quais efetuou duas vezes mais milagres que Elias. Que abundância! Que plenitude! Ele não se satisfez com poder aquém do que Elias possuía, nem igual, mas pediu uma porção dobrada. Ele anelou fazer mais para Deus, expandir mais o reino Dele, levar Israel ainda mais perto de Deus.

            O que você anela para sua vida espiritual? Quer mais poder para efetuar mais para Deus? Quer abundância de gozo, paz, alegria e esperança enquanto caminhar com o Senhor? Ou, está satisfeito com a escassez destas qualidades na sua vida. Jesus veio para dar vida com abundância, e esta vida é sua promessa e herança. Você é quem vai escolher com sua atitude se terá uma vida espiritual de escassez ou de plenitude.

Philip D. Walmer