>
 

Escassez ou Plenitude? 2

Número 2

 

            "E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas." (Efésios 1:22-23) Pelo poder do Espírito Santo, Deus deu vitória e domínio sobre o mundo à Igreja. E não deu apenas esta autoridade sobre o maligno, mas também prometeu preencher a Igreja de tudo que beneficia os membros Dela.

            "Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai, de quem toma o nome toda família, tanto no céu como sobre a terra, para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus." (Efésios 3:14-19)

            Não pretendi usar a passagem completa acima, mas para os leitores poderem entender melhor citei os seis versículos. Nota que o crente deve ser fortalecido mediante o Espírito de Deus que abastece o interior dele. Nota também que Cristo deve habitar no coração onde Ele reina supremo. Todos que se declaram ser cristãos de verdade devem estar arraigados e alicerçados em Cristo e seu amor. Todo cristão deve procurar a profundidade do conhecimento de Cristo, que na realidade excede aquilo que podemos entender. Tudo isto é possível, contudo, não são poucos os crentes que escolhem para viver com uma escassez de tudo que provém de Deus. Que pena! Pena, pois Cristo quer que todos sejam tomados de toda a plenitude de Deus.

            Volto a perguntar mais uma vez se você, amado leitor, vai permanecer na escassez de tudo quanto é bênção espiritual, ou buscar receber a plenitude de tudo que Deus oferece?

            "Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente." (Salmos 16:11)

            Absolutamente tudo que é do mundo é passageiro. Nada é permanente. O bem que você compra hoje, amanhã já está ultrapassado por algo melhor. Tudo enferruja. Tudo se corrói. Tudo morre. Algumas coisas são velhas, como as montanhas, mas aos poucos elas se desfazem e mudam. Só Deus é eterno, por isso o que Ele proporciona para o ser humano pode também ser constante. A mulher samaritana recebeu uma promessa de abundância do que precisava para preencher o vazio do seu coração e que nunca mais teria sede. Nota que Davi exclamou que "há plenitude de alegria" na presença do Senhor. Álcool, tabaco, drogas lícitas e ilícitas, músicas entretenimentos, relacionamentos sexuais e muitas outras coisas que o mundo preza como bom e agradável jamais podem preencher o íntimo humano como a plenitude de tudo que é bom que provenha do Senhor.

            Que o Senhor ajude todos abrir seus olhos espirituais para ver tudo que é possível receber de eterno do Senhor, e cegar os olhos para os supostos prazeres do mundo, para poder andar cheios de alegria, gozo, contentamento e esperança, enquanto anda pelo caminho que leva para a Cidade Celestial. Se os mundanos podem lhe ver alegre e contente apesar dos desafios da vida, eles estarão mais dispostos abraçar seu Salvador.

Philip D. Walmer