>
 

Dupla Purificação 2

 

Número 2

 

            "Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, a aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus." (II Coríntios 7:1)

            Repito o texto do devocional anterior e quero dar ênfase especial ao sentido específica à importantíssima mensagem deste versículo. Neste primeiro versículo do capítulo sete, Paulo se refere às promessas do capítulo seis. Neste primeiro versículo do capítulo ele faz recomendações daquilo que todo cristão deve fazer para ser herdeiro destas promessas. Ele salienta o fato que para ser herdeiro é necessário à purificação de toda impureza. Nota com atenção especial que Paulo disse: "purifiquemo-nos". A ideia que Paulo transmite é que cabe a cada indivíduo a responsabilidade de eliminar o pecado e transgressões contra as leis de Deus de sua própria vida. Estes "crentes modernos" acham que Deus vai arrancar violentamente as literaturas de conteúdo questionável para um filho de Deus de suas mãos e caso isto não acontece que Deus assim aprova ou permite. Eles acham que Deus vai os forçar sair do leito de fornicação e adultério e caso não acontece Deus permite que eles gozem os prazeres condenáveis na Palavra. Eles acham que quando o fogo de condenação e morte não caia imediatamente sobre suas mentiras, que isto é passável diante de Deus.

            Não, Deus não age assim. Ele não mata e pune imediatamente por pecados condenáveis. Pedro declara a atuação de Deus nestes dias da Dispensação da Graça em II Pedro 3:9: "Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento." Esta aparente demora da parte de Deus para punir o pecado na realidade não é demora, contudo, longanimidade, pois Ele não tem prazer em destruir o malfeitor, querendo que ele possa achar um lugar de arrependimento para a salvação.

            Entendo perfeitamente que ninguém pode salvar a si mesmo, pois todos dependem do sacrifício de Jesus e o derramamento do Seu sangue para purificar do pecado. No entanto, Pedro declarou em Atos 2:40: "Com muitas outras palavras deu testemunho e exortava-os, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa." Salvai-vos? Como? Por arrepender-se dos pecados, submeter-se ao batismo em o nome de Jesus Cristo e buscar intensamente o preenchimento com o Espírito Santo. (Atos 2:38) Como mais? Em primeiro lugar o arrependimento indica uma mudança de direção, mudança de vida, costumes e hábitos. Significa o abandono do mundo e tudo que nele está.

            O pensamento que está tomando conta da mentalidade evangélica hoje em dia já existia até no primeiro século da Igreja. Paulo escreveu para os romanos umas palavras às quais todos devem prestar atenção hoje, se é que almejam realmente salvar a suas almas. Veja: "Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos? Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida." (Romanos 6:1-4)

            Não, amado leitor, Deus não permitirá que viva no pecado, esperando que Sua graça cubra tudo no final dos tempos. Ele espera que você se esforce para viver uma vida santa, pura e separada do pecado e do mundo, no qual o mundo condenado jaz. Purifique-se para não ser condenado com o mundo.

Philip D. Walmer